Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professores do curso de Medicina da Univates participam de formação pedagógica

Postado as 01/06/2021 14:25:10

Por Lucas George Wendt

O grupo de docentes do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em uma atividade promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), está participando de uma agenda de formação pedagógica com o tema “Metodologias na área médica: o protagonismo do estudante”. A proposta aos docentes do curso está acontecendo com um enfoque especial na exploração sistemática de metodologias de ensino e de aprendizagem. 

Os encontros são mediados pela coordenadora pedagógica da Área de Ciências Médicas da Univates, Aline Pin Valdameri. A formação está estruturada em encontros mensais por meio do Google Meet. No dia 27 de maio aconteceu o segundo encontro. 

O tema abordado na ocasião foi “Estudo prévio: sala de aula invertida”. As estudantes do curso de Medicina Andressa Rafaela de Moura Hining, Eduarda Capra Bertolin e Pietra Dal Sasso Quintans Graça apresentaram o relato de uma vivência em uma aula teórica virtualizada em um dos módulos do curso utilizando a metodologia ativa de ensino com a sala de aula invertida proposta por um dos docentes.  

Conforme Aline, as estudantes relataram a sua percepção sobre a diferença que a metodologia proposta faz ao longo de suas aulas. “O docente prepara os estudantes para um estudo prévio do conteúdo, a sala de aula se transforma com atividades dinâmicas, com trocas de experiências e diferentes olhares da temática em estudo”, explica a coordenadora pedagógica. “Dessa forma o docente direciona o estudante para uma prática atuante, crítica, reflexiva, auxiliando e preparando para o exercício profissional”, finaliza. 

Registro de aula do curso realizada em julho de 2017

Registro de aula do curso realizada em julho de 2017

Nicole Morás