Professores do curso de Medicina da Univates participam de formação pedagógica
Postado as 01/06/2021 14:25:10
Por Lucas George Wendt
O grupo de docentes do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, em uma atividade promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), está participando de uma agenda de formação pedagógica com o tema “Metodologias na área médica: o protagonismo do estudante”. A proposta aos docentes do curso está acontecendo com um enfoque especial na exploração sistemática de metodologias de ensino e de aprendizagem.
Os encontros são mediados pela coordenadora pedagógica da Área de Ciências Médicas da Univates, Aline Pin Valdameri. A formação está estruturada em encontros mensais por meio do Google Meet. No dia 27 de maio aconteceu o segundo encontro.
O tema abordado na ocasião foi “Estudo prévio: sala de aula invertida”. As estudantes do curso de Medicina Andressa Rafaela de Moura Hining, Eduarda Capra Bertolin e Pietra Dal Sasso Quintans Graça apresentaram o relato de uma vivência em uma aula teórica virtualizada em um dos módulos do curso utilizando a metodologia ativa de ensino com a sala de aula invertida proposta por um dos docentes.
Conforme Aline, as estudantes relataram a sua percepção sobre a diferença que a metodologia proposta faz ao longo de suas aulas. “O docente prepara os estudantes para um estudo prévio do conteúdo, a sala de aula se transforma com atividades dinâmicas, com trocas de experiências e diferentes olhares da temática em estudo”, explica a coordenadora pedagógica. “Dessa forma o docente direciona o estudante para uma prática atuante, crítica, reflexiva, auxiliando e preparando para o exercício profissional”, finaliza.