Confira dicas da Univates para evitar golpes financeiros

Postado as 04/06/2021 14:03:31

Por Redação

É sempre importante observar questões de segurança para evitar transtornos. Golpistas utilizam vários truques para enganar as pessoas, como criação de páginas e e-mails falsos, além da manipulação de códigos de barras. Os golpes praticados no ambiente on-line recebem o nome de phishing, cujo objetivo é roubar dados das pessoas ou receber pagamentos por meio de boletos falsos.

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, os boletos são enviados mensalmente aos estudantes. O documento é gerado e disponibilizado no Ambiente Virtual da Instituição ou enviado por um e-mail com domínio @univates.br. Para evitar problemas, confira abaixo algumas dicas da Univates:

- O boleto sempre é enviado por um e-mail com a extensão @univates.br.

- Confira os dados do boleto. No campo “pagador” deve constar seu nome ou o nome da pessoa responsável pelo pagamento conforme o contrato com a Univates.

- Verifique se o beneficiário do boleto é FUND.VL.TAQ.ED.DES.SOC.FUVATES. Ao efetuar o pagamento, seja em banco, caixa eletrônico, lotérica, aplicativo ou Internet Banking, confira se os dados do beneficiário são iguais aos do boleto. Qualquer outro nome ou derivação pode ser um sinal de fraude.

- Tenha cuidado especial com boletos encaminhados por terceiros, sejam conhecidos ou não, por e-mail ou WhatsApp. Ao receber a mensagem de outra pessoa, sempre confira as informações contidas no documento.

- Caso você encaminhe seu boleto para outros e-mail, certifique-se de que o boleto recebido pelo destinatário contempla os dados acima.

Se você ficar com alguma dúvida, entre em contato com o setor Financeiro da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5304 ou 5237, ou pelo e-mail financeiro@univates.br.