Univates inicia semestre letivo na próxima segunda-feira

Postado as 22/07/2021 14:49:02

Por Nicole Morás

O segundo semestre letivo da Universidade do Vale do Taquari - Univates inicia na próxima segunda-feira, dia 26, para estudantes de cursos técnicos e de graduação presenciais e a distância.

Nicole Morás

O retorno será de forma parcial, com a orientação de que os professores ministrem suas aulas nas dependências da Universidade, de forma síncrona para os alunos que não tiverem como se deslocar à Instituição e presenciais para aqueles que optarem por vir para o campus.

A expectativa é que, a partir de setembro, após avaliações realizadas ao longo de agosto, todas as aulas da Univates retornem à presencialidade no campus. A Universidade coloca em prática todas as medidas de prevenção à transmissão do coronavírus, o que torna os espaços do campus locais seguros para a realização das aulas. Nesse sentido, os estudantes têm a segurança de transitar em um espaço preparado para recebê-los com todo o cuidado necessário.

A Reitoria da Univates avalia que este é um momento importante de retorno às atividades acadêmicas, que ainda precisam ser realizadas de modo adaptado ao contexto. “Acreditamos que as experiências dos semestres anteriores e a capacidade de adaptação da comunidade acadêmica serão essenciais para que voltemos todos ao campus com sentimento de segurança e acolhimento para o exercício da atividade docente”, informa a nota divulgada pela Reitoria à comunidade acadêmica.

Estrutura da Instituição está preparada

Para facilitar a transmissão on-line das aulas, há suportes para notebook em todos os espaços (salas de aula, auditórios e laboratórios). Além disso, a Instituição está colocando à disposição de professores notebooks e chromebooks e adquiriu webcams, câmeras e microfones. As equipes do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), dos Laboratórios de Ensino e da Secretaria de Apoio Acadêmico estão à disposição para auxiliar os professores e os estudantes que necessitarem.

Outras atividades

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), disciplinas em regimes especiais e bancas de defesa de TCCs continuam flexibilizados, de forma que o professor e os estudantes possam combinar a modalidade que preferirem: realização pelo Google Meet ou presencial. Projetos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica seguem as mesmas orientações das disciplinas presenciais.

Saiba mais aqui.