Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

“Criança Potente” é tema de live do Teatro Univates em agosto

Postado as 26/07/2021 15:43:53

Por Nicole Morás

No dia 02 de agosto, na semana que antecede o Dia dos Pais, o Teatro Univates, por meio do Núcleo de Cultura, promove, às 20h, uma live com Enio Bergamaschi, co-fundador do “Ateliê Prateado”, de Lajeado. A transmissão irá ocorrer no Youtube do Teatro Univates, com a temática: Criança Potente - como promover a cultura na infância. O evento é aberto a toda comunidade de Lajeado e região.

Caco Marin

Bergamaschi é professor de Educação Física, especialista em aprendizagem ativa, instrumentista, artista e educador. Ele realiza um trabalho minimalista voltado para crianças de  2  a 12 anos, com foco teórico e prático, que explora de maneira lúdica e didática a jornada criativa na infância. 

O profissional de artes vai abordar como desenvolver as diversas linguagens, dentre elas contação de histórias, musicalidade e expressão por meio da pintura para crianças.  

“O conceito de Criança Potente é permanente e constante no espaço de aprendizagem em que atuo. O conceito se refere ao fato de o sujeito, na mais tenra idade, ser capaz de criar, absorver a cultura, produzir conhecimento e ser responsável por suas aprendizagens, desde que alguns conceitos de pedagogia estejam presentes na ação pedagógica. Pensar no conceito de Criança Potente é entender que a criança não é um sujeito incompleto ou vazio que precisa ser completo. É entender que a criança já é um sujeito pleno, capaz, crítico e produtor de cultura”, explica Bergamaschi.

Na transmissão, o mediador da live trará convidados para o debate:

A pedagoga Itelvina Prateado, profissional especialista no campo da psicopedagogia infantil, gestão escolar e coordenação pedagógica. Com ampla vivência em gestão, assessoria e liderança pedagógica, formação de professores e docência em espaços educativos formais e não formais. Atuou em empresas de pequeno, médio e grande porte, além do ensino público. Fundadora e ex-sócia do Ateliê Prateado.

A atriz Carla Saticq, que aborda de maneira lúdica personagens infantis, trazendo o imaginário como foco para o despertar de potenciais personagens na infância. Diretora, contadora de histórias e arte-educadora. Formada pela Uergs. É também pós-graduanda do curso de Sociopsicodrama pelo Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH) de Porto Alegre. Atualmente atua e dirige o espetáculo de contação de histórias chamado Contos Contantes com Viola Viajante. Em 2019 escreveu e dirigiu o primeiro espetáculo itinerante da região do Vale do Taquari sobre a imigração alemã na cidade de Lajeado. Além disso, ministra oficinas de Teatro. Na live a atriz representará Viola Viajante.  

O músico Walter Silva, que vai encerrar a live ao som de um repertório recheado de canções leves e didáticas. O artista é especialista em musicalização na educação básica e em musicoterapia. Silva sempre esteve envolvido na área de educação e saúde mental, tendo trabalho em lugares como Apae, Saidan, Caps e Cras, levando música, cultura e arte. Além disso, também foi maestro da Orquestra do Colégio Sinodal Conventos, de Lajeado. 

Próximas Lives

Novas lives já estão confirmadas. Acompanhe a programação virtual do Teatro Univates no site www.teatrounivates.com.br e saiba mais sobre as lives dos meses de agosto e setembro. Mais informações em teatro@univates.br ou pelo telefone (51) 3714 - 7000 / ramal 5946.