CRIE Smart Cities promove concurso para a criação de parklets

Postado as 29/07/2021 10:41:09

Por Nicole Morás

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio de seu Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), com apoio da Prefeitura de Lajeado, realiza o concurso Um Parklet para Lajeado. A atividade integra o CRIE Smart Cities, um evento promovido pela Univates entre 23 e 27 de agosto. No contexto das cidades inteligentes, os parklets são equipamentos que promovem a valorização dos espaços públicos, criando espaço de lazer, socialização e permanência para as pessoas, contribuindo para cidades com mais vitalidade urbana e qualidade de vida para a população.

O concurso objetiva promover a criatividade no meio acadêmico a partir da compreensão de que a universidade é um espaço propício para a discussão, o despertar de ideias e o desenvolvimento de exercícios hipotéticos na forma de estudos de caso, possibilitando, assim, auxiliar e colaborar para o aperfeiçoamento das habilidades e dos aprendizados dos futuros profissionais e apresentar um material com diversas possibilidades de aplicação para o município de Lajeado. As inscrições devem apresentar proposta de parklet para uma área que compreende duas vagas de estacionamento ao longo da avenida Benjamin Constant, no trecho delimitado pelas ruas Pinheiro Machado e Carlos Von Koseritz.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada até dia 17 de agosto pelo líder da equipe no Sistema de Inscrições da Univates. O prêmio será entregue para as três melhores propostas participantes, que receberão premiação em dinheiro nos seguintes valores: 1º Colocado - R$ 3.000,00; 2º Colocado - R$ 1.500,00; e 3º Colocado - R$ 1.000,00. A divulgação dos vencedores será realizada no evento de encerramento do CRIE Smart Cities, no dia 27 de agosto.

Podem participar estudantes dos cursos de graduação da Univates e das instituições de ensino que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). As equipes devem ter no mínimo dois e no máximo cinco integrantes, devendo um dos integrantes estar obrigatoriamente matriculado no curso de Arquitetura e Urbanismo ou no curso de Engenharia Civil,  graduações que formam profissionais com habilitação para execução de parklets. Os demais integrantes da equipe poderão estar matriculados em qualquer outro curso de graduação nas suas instituições. É possível criar equipes interinstitucionais.

A comissão julgadora será formada por cinco membros, sendo dois docentes da Univates, um representante do executivo municipal, um representante do legislativo municipal e um arquiteto e urbanista representante da categoria profissional do município, devidamente registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), indicado pela Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat). Mais informações podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail concursoparklet@univates.br.

Palestra técnica

Para capacitar os interessados em submeter proposta ao concurso Um Parklet para Lajeado, a Univates realiza, no dia 5 de agosto, uma palestra técnica.

O CRIE Smart Cities

Inovar para o desenvolvimento social e econômico das cidades, de forma sustentável, é um grande desafio. Comunidade, universidades, governos e empresas podem trabalhar juntos como agentes de mudança. Para fomentar a discussão sobre o futuro das cidades, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza, de 23 a 27 de agosto, o CRIE Smart Cities, um evento on-line que objetiva colocar a comunidade acadêmica no protagonismo desse ecossistema colaborativo com um espaço para dialogar sobre inventividade, coparticipação, arte, diversidade, inclusão e inovação.

O evento terá como palestrante de abertura, no dia 23 de agosto, a jornalista Sônia Bridi, que irá abordar a “Sustentabilidade, o futuro das cidades inteligentes”. Também será apresentado pelo espanhol Josep Piqué o case de Barcelona como cidade inteligente. A programação conta ainda com a participação do arquiteto Ciro Pirondi; do ex-secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo; do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; do pesquisador de cultura analítica e cientista-chefe do Cappra Institute for Data Science, Ricardo Cappra; do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luis Lamb; do diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoi de Godoy; e do consultor Cláudio Marinho. A programação completa, assim como as inscrições para o evento, pode ser conferida em www.univates.br/criesmartcities.

Saiba mais: o que são parklets

Parklets são áreas construídas junto a calçadas, com o objetivo de criar espaços de lazer onde anteriormente havia vagas de estacionamento de veículos. Também é importante lembrar que um parklet é uma área pública, não comercial, ou seja, está à disposição de toda a população.

O conceito de parklet surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, por efeito do Parking Day 2, movimento de moradores iniciado em 2003. A ideia foi usar a vaga de um carro durante um dia como forma de discutir a existência de espaços voltados a carros e de espaços voltados a pessoas.

No Brasil, São Paulo foi a primeira cidade a autorizar a instalação de parklets, tendo publicado um manual sobre esses equipamentos e as diretrizes para sua implantação. Atualmente diversas cidades já possuem legislação para regulamentar a instalação de parklets em território nacional. Em Lajeado, os parklets são regulamentados pela Lei Municipal nº 11.148, de 11 de março de 2021.