Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

CRIE Smart Cities encerra com palestra sobre gestão da inovação e show com a banda Ultramen

Postado as 27/08/2021 22:23:18

Por Nicole Morás

Depois de cinco dias e mais de 80 horas de transmissões ao vivo, o CRIE Smart Cities, promovido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, chegou ao fim na noite desta sexta-feira, 27, quando foram realizados os painéis Efeitos colaterais do uso de telas digitais; e Nova Economia, Startups e Transformação Digital.

Nicole Morás

Do Teatro Univates foi mediado o painel Gestão da inovação para cidades inteligentes com participação do consultor Cláudio Marinho, do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luis Lamb; e do diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoi de Godoy. Em sua fala, Marinho abordou a transformação de Recife com o projeto Porto Digital e de como a narrativa cultural contribuiu para o desenvolvimento da inovação na capital de Pernambuco.

Já Godoy destacou o protagonismo das cidades nas ações de inovações por essas serem unidades menores de atuação. “Não haverá cidade inteligente enquanto ela não for interessante para todos os seus cidadãos. Enquanto houver contraste entre o desenvolvimento tecnológico e a vida nas periferias com condições tão díspares, não haverá cidade inteligente”, disse ele, acrescentando que a essência das smarts cities é a colaboração e sua principal característica é ser centrada nas pessoas. 

Por fim, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luis Lamb, abordou a evolução da matriz econômica no Estado que tem a inovação como ponto central. “Cada vez mais as empresas estão baseadas na nova economia, que é voltada para o conhecimento, para os dados”, disse ele. “Queremos construir um Estado que pensa a inovação de forma aplicada e que perpassa por todos os setores. O que muda é a forma de pensar sobre como devemos construir o desenvolvimento econômico baseado nas pessoas e no conhecimento, educando as pessoas para uma nova realidade de transformações”, finalizou.

Em seguida, a reitora da Univates, professora Evania Schneider, encerrou o painel e falou sobre os sentimentos que a realização do CRIE Smart Cities despertou nela, especialmente o entusiasmo para pensarmos o futuro. Ela agradeceu ao presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, que foi reitor da Univates por 20 anos, e anunciou a realização da segunda edição do CRIE Smart Cities em 2023. Ela também aproveitou a oportunidade para lançar um MBA em Cidades Inteligentes e Ambientes de Inovação.

Nicole Morás

O encerramento das atividades, assim como a comemoração pelo Dia do Estudante, ficou por conta da Banda Ultramen, que subiu ao palco do Teatro Univates depois de 1 ano, 8 meses e 13 dias sem atividades culturais presenciais. A banda apresentou seus principais sucessos de 30 anos de estrada, completados em 2021, e de cinco álbuns lançados. O show foi transmitido também pelo canal do Youtube da Univates.

Conforme o coordenador do evento, professor Leonel de Oliveira, além do grande número de inscritos, houve um índice muito bom de participação nas atividades. “As diferentes áreas conseguiram ser contempladas, transversalizando a discussão que foi ampliada e que  atingiu diferentes atores regionais e a comunidade como um todo. Tenho a percepção de que as discussões não irão parar no evento e que o CRIE aparece como oportunidade de demarcar o momento de um dos mais importantes debates em torno do futuro da cidade”, analisou ele, acrescentando que houve um claro nível elevado de satisfação dos participantes dos eventos. 

Oliveira, em nome da comissão organizadora, agradeceu aos setores de Cultura e Eventos, Marketing e Comunicação, TV Univates, Núcleo de Tecnologia da Informação e Ensino a Distância pelo trabalho primoroso nestes cinco dias de evento, e aos tantos professores que se engajaram desde 2019 a sua realização. Nesta sexta-feira também foram realizadas as premiações do concurso Um Parklet para Lajeado e do 2º Concurso Arte na Cidade. Confira os vencedores abaixo.

Arte na Cidade divulga ganhadores

Na noite desta sexta-feira, 27, também foram divulgados os ganhadores das propostas do 2º Concurso Arte na Cidade - Intervenção Artística em Espaços Urbanos, realizado pela Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Sesc Lajeado e a Univates. A atividade busca transformar os espaços urbanos por meio da arte para celebrar os 130 anos de Lajeado e pensar o futuro da cidade, considerando a história do município e sua trajetória até os dias de hoje, em que Lajeado desponta como um polo regional e centro inovador. Confira os projetos selecionados. 

SETOR 1: Muro Presídio Estadual de Lajeado
Proposta vencedora: Samuel Hergessel (sem título)

SETOR 2: Ginásio SAMB - Jardim do Cedro
Proposta vencedora: Alessandro Cenci e Romulo Renan Moura (sem título) 

SETOR 3: Associação de Moradores do Bairro Montanha
Proposta vencedora: Bruna Karolina Schuster Becker (título do projeto: Futuro Sustentável)

SETOR 4: Muro EMEF Nova Viena - Olarias
Proposta vencedora: Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristina Leonhardt (título do projeto: Origens)

SETOR 5: Centro Esportivo Municipal Mário Lampert - São Cristóvão
Proposta vencedora: Ivana Lazzaron Pereira (título do projeto: Cidade Joia)

Um Parklet para Lajeado

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, por meio de seu Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau), com apoio da Prefeitura de Lajeado, realizou o concurso Um Parklet para Lajeado. O concurso, que teve 16 equipes inscritas, objetivou promover a criatividade no meio acadêmico a partir da compreensão de que a universidade é um espaço propício para a discussão, o despertar de ideias e o desenvolvimento de exercícios hipotéticos na forma de estudos de caso, possibilitando, assim, auxiliar e colaborar para o aperfeiçoamento das habilidades e dos aprendizados dos futuros profissionais e apresentar um material com diversas possibilidades de aplicação para o município de Lajeado. Confira as propostas premiadas.

1º LUGAR: Equipe PARKLET SUSTENTÁVEL (Guilherme Heckler; Patrícia Daniele Hickmann; Rosane Cristina Theisen; Joceli Terezinha Theisen)

2º LUGAR: Equipe PARKLET EDUCARE (Bruna Karolina Schuster Becker; Uélinton Medeiros Lazzari; Ana Paula Alves dos Reis)

3º LUGAR: Equipe PAUSA PARKLET (Keila Turatti; Julia Cristina Lavall; Luísa Fabris; Augusto Pitsch

Menção Honrosa:Equipe  Parklet Uma escolha pensando na sustentabilidade (Thaís Zeni Halmenschlager, Evandro Leonardo Marasini, Andresa Seibel Restelli e Cristian Bagnara)

Menção Honrosa: Equipe  Lajeado Parklet (Parcipal Cristovão Fagundes Masiero e Janquiel Lessa Florencio)

Menção Honrosa: Equipe Mescla (Amanda Zerbieli Nicaretta ; Luísa Cristofoli Scartezini e Bárbara Delazeri 

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás

Nicole Morás