Univates abre inscrições para criação de Centro Inovador de Cuidados com Idosos em parceria com HBB

Postado as 01/09/2021 08:29:47

Por Nicole Morás

O Hospital Bruno Born (HBB) e a Universidade do Vale do Taquari – Univates, unem esforços para realização de uma atividade acadêmica que compõe o programa Lab Aula+, e abrem, a partir desta quarta-feira (1º), um edital para criação de um Centro Inovador de Cuidados com Idosos. A ação faz parte do primeiro desafio do programa Lab Aula+, e está disponível para estudantes de graduação presencial e de Educação a Distância – EAD,  e dos cursos técnicos da Univates, de qualquer área e de qualquer semestre.

O objetivo é formular o primeiro desafio do programa, denominado “Proposta norteadora para um centro inovador de cuidados com idosos”, levando em conta as necessidades particulares dos idosos. As propostas participantes serão cedidas aos responsáveis do HBB, com a finalidade de servir como base para um futuro projeto do novo Centro. O Hospital Bruno Born, como promotor, viabiliza a problematização para os estudos que compõem as propostas norteadoras para o “Centro Inovador de Cuidados com Idosos”, que terá como organizador um grupo da Univates, composto por: Cíntia Agostini, docente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e gestora acadêmica e de pesquisa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates.

O grupo é composto por: Cíntia Agostini, docente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e gestora acadêmica e de pesquisa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, além de Jamile Weizenmann, docente da área de Ciências Exatas e Engenharias e coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo; Guilherme Osterkamp, docente da área de Ciências Exatas e Engenharias; Eduardo Sehnem, docente e articulador da área de Ciências da Vida; Leonardo De Ross Rosa, docente da área de Ciências da Vida; e Daniel Pedro Auler, docente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e mentor da Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates em inovação social, tendo como apoio o CRIE - Núcleo de Criatividade e Inovação da Univates.

O desafio tem como finalidade selecionar as melhores propostas para o Centro Inovador de Cuidados com Idosos HBB. Ação irá contemplar áreas multidisciplinares com foco na saúde em todos os níveis de atenção, gestão, arquitetura e engenharias, para ser implantada em um terreno de 68.573,86 m², situado no bairro Carneiros, na cidade de Lajeado. A área em questão tem acesso pela rua Rio Grande do Norte, ao sul, cuja testada é de 82,24 m. Limita-se ao norte pela área de preservação permanente do rio Taquari e ao leste faz divisa com o loteamento Alto Carneiros I.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-4873 no período de 1º a 15 de setembro. O pedido de inscrição passará por aprovação da Comissão Organizadora. Em caso de não cumprimento do edital, ou inconsistência de documentação, o aluno inscrito receberá uma notificação por e-mail e deverá realizar a correção em 24 horas. Serão considerados inscritos todos os alunos que:

a) atenderem a todos os requisitos do edital;
b) seguirem todas as orientações relativas ao processo de inscrição e preencherem corretamente a documentação no anexo 1 do edital.