Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Rádio Univates tem parceria com artista gaúcha para ações culturais

Postado as 06/12/2021 10:20:40

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Rádio Univates FM 95.1, desde 2016 tem uma parceria com a artista gaúcha Deborah Finocchiaro. A ação teve início com o apoio da Rádio Univates FM aos espetáculos promovidos por Deborah na Companhia de Solos & Bem Acompanhados e outros coletivos artísticos dos quais ela participa e recentemente foi expandida, de forma que a Rádio apoia permanentemente as iniciativas artísticas e culturais desenvolvidas pela atriz em seus trabalhos em diferentes frentes.

Nicole Morás

 

Deborah Finocchiaro esteve no Teatro Univates em 2016 com o espetáculo “GPS Gaza” e em 2017 com a peça “Pois é, vizinha”. “A parceria com a Rádio Univates é muito importante. Agradeço por esse apoio cultural tão significativo. É um espaço que respeita e valoriza a cultura. As parcerias desse tipo são fundamentais”, destaca Deborah. 

Na pandemia

Ao longo da pandemia, foram realizadas diversas ações em uma “nova linguagem, que não é nem teatro, nem vídeo, nem cinema, que é videoteatro ou espetáculo virtual”, lembra a atriz. 

Algumas das atividades realizadas foram a websérie “Confessionário: Relatos de Casa”, o videoteatro “Classe Cordial” e o projeto “Invisíveis - Histórias para Acordar”, todos com o apoio da Rádio Univates. 

Nicole Morás

O projeto “Áudios em tempos de recolhimento” é um dos destaques. A iniciativa foi veiculada pela Rádio Univates durante diversos meses de 2020.

A proposta da parceria era que, durante a programação, os ouvintes fossem contemplados com doses de arte e poesia, teatro, literatura e interpretações. “Para tanto, chamei parceiras e parceiros muito preciosos, que prontamente aceitaram o desafio. Entre eles estavam: Nora Prado, Laura Medina, Sissi Venturin, Elaine Regina, Márcia Caspari, Luis Franke, Evandro Soldatelli e Luiz Alberto Cassol”, relata Deborah. 

Como parte da programação do Teatro Univates em 2020, a atriz também participou de uma live organizada pela Instituição, mediada pelo ator e diretor Pablo Capalonga. Eles conversaram sobre cultura, arte e entretenimento. 

Projeto Invisíveis - Histórias para Acordar

“Invisíveis - Histórias para Acordar” é um projeto transmídia e de cooperação de dois núcleos teatrais, a Companhia de Solos & Bem Acompanhados do Brasil e Casulo - Núcleo de Artes Performativas de Portugal. Abrange diferentes ações artísticas – um espetáculo audiovisual, duas exposições com performances no lançamento (Brasil e Portugal) e podcast homônimo –, trazendo múltiplas vozes femininas de ambos os países por meio de relatos reais de diversos grupos femininos, como mulheres e meninas em situação de rua, prostitutas, presidiárias, vítimas de tráfico humano e ciganas. Entre os apoiadores da iniciativa está a Rádio Univates FM 95.1.

O espetáculo virtual, lançado em outubro de 2021, está disponível no canal de Deborah Finocchiaro no YouTube:

“Invisíveis - Histórias para Acordar” - https://youtu.be/R1P0f9a-e2w
“Invisíveis - Histórias para Acordar” - com acessibilidade Libras + legendas em português: https://youtu.be/YBGT_NbGbcg
“Invisibles - Stories to Awaken” - English subtitles: https://youtu.be/apt39sQNW7I

O Podcast pode ser acessado tanto no canal de Deborah no YouTube quanto pelo Spotify: https://sptfy.com/6zVi