Univates conquista 1º lugar em infraestrutura no Ranking Universidades Empreendedoras

Postado as 08/12/2021 16:19:34

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates tem a melhor infraestrutura para o empreendedorismo entre as universidades do Brasil conforme o Ranking Universidades Empreendedoras 2021, divulgado na manhã desta quarta-feira, 8, durante sessão solene da Câmara de Deputados, em Brasília. O levantamento é feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e tem o patrocínio do Bradesco.

Divulgação

Conforme a reitora da Univates, Evania Schneider, que recebeu a premiação, ser reconhecida como uma universidade empreendedora e que investe na sua estrutura, visando estimular o empreendedorismo e a qualidade da formação dos seus estudantes é motivo de muito orgulho. “Estamos construindo uma sociedade melhor, mais empreendedora”, disse ela.

O ranking avalia a cultura empreendedora, a inovação, a extensão, a internacionalização, a infraestrutura e o capital financeiro. Na dimensão de infraestrutura são avaliados os indicadores de: qualidade, parque tecnológico e qualidade da infraestrutura remota.

“A dimensão de infraestrutura mensura a percepção dos alunos quanto ao tema e também à aproximação com o Parque Tecnológico local, caso haja e ele esteja em funcionamento”. No ranking geral, a Universidade ficou na 56º posição entre as 126 instituições avaliadas.

Na Univates, uma das ações de infraestrutura voltada à cultura empreendedora e inovadora é o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates. “A relação com parques tecnológicos é justamente um dos indicadores avaliados no ranking. O Tecnovates está diretamente envolvido com as atividades da Universidade. Inclusive, com o Aula+, a nova proposta pedagógica da Univates, em que os alunos têm contato com empresas do Parque Tecnológico”. disse a coordenadora administrativa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Simone Stülp.

A realização da sessão solene com a divulgação do Ranking Universidades Empreendedoras foi proposta e presidida pelo deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES). Segundo ele, o fato de existir o ranking faz com que seja difundida a consciência da comunidade universitária que de fato a cultura empreendedora é algo muito importante. As várias dimensões são juntas muito importantes para disseminar essa cultura, não há nenhuma nação no mundo que se desenvolver sem ter uma grande parceria entre governos, universidades e o próprio mercado e a organização da sociedade civil, sem fazer a hélice tripla, hoje já hélice quádrupla”, disse ele.

Saiba mais

Conforme o Brasil Júnior, uma Universidade Empreendedora é uma comunidade acadêmica, muito maior do que um campus e uma sala de aula, que está inserida em um ecossistema favorável e, por sua vez,contribui para desenvolver a sociedade por meio de práticas inovadoras.

Avaliação da dimensão infraestrutura

Qualidade: esse indicador é calculado com base na avaliação da percepção dos discentes por meio das lentes da infraestrutura física e também da disponibilidade/velocidade da internet em sua instituição. Foram consideradas as respostas apenas daqueles que tiveram uma experiência presencial de ensino.

Parque tecnológico: esse indicador é composto pela soma dos indicadores de Instalação de Parque Tecnológico na cidade da IES e Existência de parceria, associação ou convênio entre a universidade e o Parque Tecnológico da cidade.

Qualidade da infraestrutura remota: esse indicador é calculado com base na avaliação da percepção dos discentes em perguntas da qualidade dos serviços oferecidos durante o ensino remoto: a disponibilização de equipamento (aparelhos) e internet para que alunos e professores participassem do modelo remoto, além de disponibilização de apoio psicológico para discentes.