Univates apresenta o CRIE_TI, nova formação imersiva na área de tecnologia da informação

Postado as 08/12/2021 21:39:06

Por Nicole Morás

Uma formação imersiva em 10 meses, com possibilidade de pagar o curso depois da sua conclusão e com uma experiência universitária de modelo internacional, residindo num dos campus universitários mais bonitos do Brasil.

Nicole Morás

Essa é a proposta do CRIE_TI, a nova formação na área de tecnologia da informação anunciada pela Universidade do Vale do Taquari, nesta quarta-feira, 8, em evento realizado no Teatro Univates.

A formação surge como uma forma da Univates  contribuir para a formação de profissionais que estão em falta no mercado de trabalho. Apenas no Vale do Taquari, conforme conversas da Instituição com empresários, estima-se que há cerca de 500 vagas que poderiam ser preenchidas imediatamente nessa área. Conforme o presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, com a pandemia ficou ainda mais evidente a importância e a necessidade de profissionais da área da tecnologia da informação.

“E o que vemos é a falta de profissionais capacitados para atender um mercado em crescimento. Enquanto Instituição de Ensino Comunitária, entendemos que a nossa forma de contribuir é apostando na rápida formação de pessoas. O projeto dessa nova formação foi baseado no que essas organizações apontaram como as suas maiores necessidades e está sendo realizada em parceria com empresas do Vale do Taquari
Ney Lazzari, presidente da Fundação Univates

O curso será coordenado pelo professor Fabrício Pretto. Uma das inovações é a possibilidade do estudante pagar após a conclusão da formação. Nesse caso, o valor será de até 20% da renda do profissional. “É uma aposta da Universidade na empregabilidade dos egressos, pois os mesmos só passarão a pagar pelo curso após estarem empregados”, explica Lazzari.

Ao se matricular, o estudante poderá optar pela formação ou por combos, que podem incluir aulas de inglês e moradia no Share Univates, o residencial estudantil. O valor do curso pode ser pago à vista, em 10x durante a realização do curso, em 30x a partir do início das aulas, ou depois da conclusão, como percentual do salário. “Essa possibilidade é uma aposta nossa na empregabilidade desses profissionais”, explica Lazzari.

Como vai funcionar

- Aulas diárias no turno da tarde

- Opção de micro estágios em empresas parceiras e aulas de inglês no turno da manhã

- Opção de moradia no Share Univates - Residencial Estudantil

- Certificação ao final da formação

O que o estudante irá fazer

- Dominar ferramentas de programação

- Projetar e programar soluções de softwares

- Desenvolver competências e habilidades para a gestão de tarefas

Formas de pagamento

O CRIE_TI tem formas de pagamento diferenciadas. O candidato pode optar pelo pagamento mensal durante o período da formação, com um total de 10 parcelas; ou em até 30 parcelas a partir do início das aulas. Também é possível fazer o pagamento à vista ou apenas após a conclusão das atividades. Neste caso, o valor da parcela será correspondente a 20% da renda mensal. A parcela mínima é no valor de R$ 945,00 na opção do candidato optar apenas pela formação e pelo pagamento em 30 parcelas.

Inscrição e processo seletivo

As inscrições para o CRIE_TI são gratuitas e podem ser feitas até as 22h do dia 10 de fevereiro pelo site univates.br/cireti. A seleção para as 30 vagas oferecidas será com base no formulário preenchido no momento da inscrição, no currículo que deve ser anexado e em entrevista a ser realizada com o coordenador do curso. As informações completas sobre o processo seletivo podem ser conferidas em edital. Para se candidatar é necessário ter Ensino Médio concluído.

Mais informações podem ser obtidas no site do curso CRIE_TI da Univates, disponível em www.univates.br/crieti, pelo telefone 0800 7070809 ou pelo e-mail crie_ti@univates.br

Tiago Mattos palestra sobre o mercado de trabalho digital

Nicole Morás

Antes do anúncio do CRIE_TI, o investigador de futuros Tiago Mattos proferiu a palestra “Tecnologia e o futuro do mercado digital”, no Teatro Univates. Conforme o professor da Singularity University, quando falamos em futuros, no plural, pensamos em futuros e ele não se torna determinístico.

“O mundo hoje é dominado por quatro forças: digitalização, automatização, personalização e distribuição. Nem tudo pode ser digitalizado, mas tudo que puder, será digitalizado. Nem tudo pode ser automatizado, mas tudo que puder, será automatizado. Nem tudo pode ser personalizado, mas tudo o que puder, será personalizado. E nem tudo pode ser distribuído, mas tudo que puder, será distribuído”, resumiu ele, ao apresentar cases que ilustram a atuação dessas forças.

Ele disse ainda que havia uma época em que as empresas eram das áreas da saúde, da educação, da tecnologia. “Hoje, toda empresa é uma empresa de tecnologia”, disse ele. Mattos falou ainda sobre o futuro do trabalho, reafirmando o papel dos humanos, especialmente para as atividades que envolvem mais de uma inteligência. Ao final, Mattos elogiou a criação do CRIE_TI. “Queria ter tido uma chance como essa em 1997 no início da minha carreira profissional”, concluiu.