Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

VestVates está com inscrições abertas para estudantes do Ensino Médio

Postado as 14/01/2022 08:18:39

Por Nicole Morás

O Cursinho Popular VestVates, oferecido pela Univates de forma gratuita desde 2017, objetiva preparar estudantes oriundos do ensino médio de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e outras seleções profissionais, ampliando as oportunidades de os estudantes ingressarem no Ensino Superior.

Para o ano de 2022, serão ofertadas 15 vagas, destinadas aos estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas.

O projeto VestVates é totalmente gratuito e as inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro, em https://www.vestvates.com.br/

Para participar do VestVates, o candidato deverá se inscrever, participar e ser aprovado nas duas etapas de seleção do projeto: a primeira fase envolve uma avaliação teórica com 50 questões de múltipla escolha e uma redação. A segunda fase envolve uma avaliação em cenários temáticos, que consiste em uma série estruturada de quatro estações de avaliação, com tempo controlado, em que os candidatos participam de desafios.

O coordenador do projeto, professor Rafael Rodrigo Eckhardt, destaca que o VestVates é uma das poucas oportunidades de os estudantes do ensino médio receberem um ano de qualificação gratuita visando a ampliar os conhecimentos, a inclusão social, aumentar as experiências e as chances de ingressar no ensino superior. “Além disso, ao longo do ano letivo do projeto, os estudantes já estarão vivenciando o ambiente universitário e interagindo com diversos estudantes universitários, criando relações virtuosas e que podem influenciar toda a vida pessoal e profissional”, observa Eckhardt. Mais informações em https://www.vestvates.com.br/. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail vestvates@univates.br.

Cronograma do processo seletivo do VestVates

03/01 a 15/02 - Inscrições gratuitas
19/02 - Prova de conhecimentos gerais e específicos - 1ª fase da seleção
21/02 - Divulgação da lista dos classificados da prova teórica
26/02 - Cenários Temáticos - 2ª fase da seleção
28/02 - Divulgação dos classificados e suplentes
01/03 - Matrícula dos aprovados
07/03 - Início das aulas presenciais

Sobre as aulas

As aulas e demais atividades do VestVates estão planejadas para ocorrer de forma presencial no campus da Univates, com início programado para o dia 7 de março. Cada estudante recebe os livros didáticos do Sistema de Ensino Poliedro, que também são utilizados por outros cursinhos pré-vestibulares pagos, e que têm muita qualidade.

As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, no turno da noite, das 19h10min às 22h30min, no período de março a novembro de 2022. Aulões de revisão e avaliações simuladas do Enem ocorrerão em alguns sábados agendados. As aulas do VestVates são ministradas por estudantes voluntários (professores tutores) dos cursos de graduação e pós-graduação, além de diplomados da Univates. Além das quatro áreas do conhecimento exigidas no Enem (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), o curso também dará uma atenção especial à redação - componente de grande peso na composição da nota final do exame.

Oportunidade para ser professor tutor do VestVates

 

Considerando a característica comunitária da Univates e que o VestVates é um projeto de extensão universitária e de inclusão social que visa a estabelecer relações dialógicas e processos de ensino e aprendizagem com estudantes do ensino médio de escolas públicas, os estudantes e diplomados da Universidade podem se inscrever para ser professor tutor do projeto. As inscrições para atuar de forma voluntária como tutor podem ser feitas em https://www.vestvates.com.br/vemserprof durante todo o ano. O interesse em contribuir com o projeto também pode ser manifestado pelo e-mail vestvates@univates.br. A docência envolve, principalmente, as áreas de conhecimento de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Para contribuir, é necessário estar matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação da Univates; já ter concluído a graduação na área correlata à disciplina ou ter conhecimento técnico-profissional em uma das disciplinas. Conheça mais sobre o projeto em https://www.vestvates.com.br/.