Ensino Superior no Vale do Taquari contribuindo há 53 anos para as pessoas irem além

Postado as 17/01/2022 11:23:13

Por Nicole Morás

Uma Universidade é um importante agente de transformação na comunidade em que está inserida, para além da formação de profissionais. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a educação possibilita o desenvolvimento de pessoas capazes de transformar a realidade que as cerca.

Lucas George Wendt

Esta segunda-feira, 17 de janeiro, marca o início das atividades de Ensino Superior no Vale do Taquari há 53 anos. Desde lá, são mais de 25 mil diplomados pela Univates, 15 mil só em cursos de graduação presencial.

Conforme a reitora da Univates, professora Evania Schneider, são pessoas que acreditaram na educação como agente de transformação, não apenas da sua vida e carreira, mas, muito além disso, acreditam que a educação transforma uma sociedade, fazendo com que o desenvolvimento seja uma consequência de um aprendizado consciente, nos tornando capazes de conviver, respeitar as diferenças, valorizar as pessoas e o ambiente, buscando a sustentabilidade. “Essa é a sociedade que devemos construir por meio da educação”, diz ela. Evania lembra que, aos 53 anos, a Univates é a Universidade com o melhor conceito de graduação entre as universidades não públicas.

Esse resultado de avaliação feita pelo Ministério da Educação é um excelente indicador de qualidade e nos ajuda a mensurar o impacto do trabalho diário de nossos estudantes, professores e técnico-administrativos. Há, porém, um impacto imensurável e muito mais significativo que é o que a formação universitária proporciona para o indivíduo e, consequentemente, para a sua família e toda a comunidade no seu entorno, seja pelas oportunidades de crescimento profissional, pela aplicação de pesquisas que ajudam a resolver problemas reais ou pela interação que permite a troca de conhecimento com a comunidade
Reitora Evania Schneider

Em adição Evania comenta ainda dois resultados recentes que revelam o impacto positivo da Universidade na comunidade. “Como a Universidade com a melhor infraestrutura para o Empreendedorismo do país, segundo o Ranking Universidades Empreendedoras, temos as melhores condições de proporcionar um ambiente para que nossos estudantes possam inovar e empreender. E não somos nós quem está falando isso, é um agente externo que valida a nossa atuação. Da mesma forma, como Universidade mais sustentável do Sul do Brasil, segundo o Ranking Green Metrics, e com destaque para a categoria de Pesquisa e Educação, sabemos que estamos contribuindo para um mundo mais sustentável não apenas a partir das nossas ações, mas da formação de pessoas que irão contribuir para isso também.”