Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fisioterapeuta diplomada pela Univates participa de evento sobre escoliose na Espanha

Postado as 17/05/2022 12:02:28

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Laura Bastianel

Laura Bastianel

A diplomada do curso de Fisioterapia da Universidade do Vale do Taquari - Univates Laura Bastianel, de Encantado, esteve recentemente na Espanha em um evento da Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e de Reabilitação da Escoliose (Sosort), que se dedica ao avanço do tratamento não cirúrgico da escoliose idiopática e outras alterações estruturais da coluna humana. 

O evento contou com a participação de pesquisadores de todo o mundo. Além de diplomada pela Univates desde 2016, Laura é mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). 

Divulgação/Univates

Laura Bastianel

Laura iniciou a formação na Univates em 2011. Segundo ela, “o diploma de Fisioterapia pela Univates traz em sua essência observar o paciente como um todo. Isso sempre tive comigo e foi fortalecido na minha formação. Essa foi uma das motivações na realização da pesquisa que escolhi fazer no meu mestrado”. 

A profissional detalha que a escoliose é a condição de coluna mais comum em adolescentes. “Sempre me identifiquei com trabalhar com adolescentes. Além disso, com o âmbito da biomecânica do corpo humano e postura, durante a faculdade participei de projetos voluntários na Univates sobre avaliação postural”, relata. O seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) envolvia biomecânica, em um estudo que analisou os joelhos e a coluna lombar em pessoas que praticavam exercícios com kangoo jumps.

“Hoje em dia eu consigo me dedicar especificamente para trabalhar com escoliose e postura. Em 2021 me mudei para São Paulo, mas, devido à pandemia, atendo pessoas de vários locais do Brasil e até mesmo de fora do país. Quanto à carreira acadêmica, escolhi fazer o mestrado pois sempre me identifiquei com a docência. Gosto muito de ensinar, compartilhar conhecimento, ver e sentir o brilho no olho aprendendo e ensinando”, complementa. 

Lucas George Wendt

Professora Lydia

Professora Lydia

A coordenadora do curso de Fisioterapia da Univates, professora Lydia Koetz Jaeger, afirma que a universidade é um campo aberto e em constante evolução. “A ampliação do conhecimento das pessoas em relação à Fisioterapia, bem como das tecnologias, tem impactado muito na demanda por profissionais fisioterapeutas no mercado e na consequente ampliação da formação na área. Hoje a inserção do nosso diplomado na carreira acadêmica é uma possibilidade real”, revela. “No caso da Laura ainda mais, porque ela desenvolveu a sua pesquisa de uma forma aplicada e que pode ser implementada no cuidado aos pacientes, ou seja, é um ótimo exemplo de articulação entre teoria e prática, que impacta na qualidade de vida das pessoas. É para isso que a ciência existe, para melhorar a qualidade de vida da população”, indica a docente.  

Para a coordenadora, a trajetória de Laura foi marcante. "Ela trabalhava e estudava e isso nunca interferiu na atuação dela como estudante. Gosto sempre de lembrar disso, porque essa é a realidade de muitos dos nossos estudantes, que atuam no mercado de trabalho e precisam conciliar os estudos com a vida profissional”.

Lydia lembra do primeiro atendimento realizado pela estudante: foi para uma idosa com Alzheimer, que tinha pouca interação social e estava em uma instituição de longa permanência para idosos. “Ela e a colega fizeram um atendimento singular, único, repleto de cuidado e competência técnica. Tiveram o cuidado de estimular a potencialidade da idosa e, ao final dos atendimentos, já estavam caminhando com ela na rua para estimular a autonomia dela”, recorda. 

As estudantes estavam na metade do curso na época. “Já nesse momento Laura apresentou trabalho na Mostra de Trabalhos Acadêmicos e foi se experimentando na pesquisa a partir dos estudos de caso”, detalha a docente. “Por isso que sempre digo: ‘Nada é por acaso”. Se hoje Laura está apresentando seu trabalho na Espanha, é porque ela começou a trilhar esse caminho ainda na graduação. Enquanto coordenadora, fico orgulhosa acompanhando todo o reconhecimento que ela está colhendo e que merece ainda mais”. 

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods