Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Vice-reitora e estudante da Univates participaram de painéis no maior evento da América Latina voltado para o ensino superior

Postado as 04/10/2022 16:40:05

Por Pietra Darde

A vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Fernanda Storck Pinheiro, e a estudante do curso de Design Lais Dametto estiveram em São Paulo para participar de painéis do 24º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (Fnesp), o maior evento da América Latina voltado para o ensino superior. Gestores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES), professores e pessoas que estudam sobre o ensino superior participaram da programação, que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, no World Trade Center, em São Paulo.

O 24º Fnesp colocou o estudante em primeiro lugar e no centro das discussões que tomaram o palco durante os dois dias de evento. O objetivo foi instigar os gestores e os especialistas do setor a repensarem estratégias institucionais e a redesenharem modelos acadêmicos em prol de experiências memoráveis para os estudantes. 

A vice-reitora participou da atividade “Uma trajetória inesquecível conecta o aluno à sua IES”. No painel “Aula+: um ecossistema de aprendizagem, uma vida universitária memorável”, a vice-reitora explicou a ideia e o percurso de inovação acadêmica por meio do Aula+, a mais recente proposta pedagógica e curricular da Univates. Fernanda apresentou o quanto esse ecossistema foi pensado com foco no estudante e em sua interlocução com diferentes atores, com o mundo do trabalho e com a comunidade. 

Divulgação

“Participar do evento foi uma experiência memorável. Apresentamos a proposta do ecossistema Aula+, seu percurso, desafios, o que trilhamos até agora, como organizamos o projeto e as possibilidades que ele nos traz. Falamos sobre o contexto dessa experiência universitária em uma universidade comunitária e o que isso tem de único. Aliás, esse é um projeto autoral que envolveu gestores, professores e alunos e que repensa a aula a partir dos conceitos de tempo, espaço e currículos, ampliando, principalmente, a ideia do espaço da sala de aula. Mas vale ressaltar que o Aula+ ainda está em processo de construção. Estamos atentos aos ajustes que precisam ser feitos e para as manifestações que vêm dos próprios estudantes. É um processo de construção que não está acabado”, salienta Fernanda.

Também integrando a programação, três estudantes de diferentes Universidades falaram sobre suas vivências universitárias, contando experiências positivas e negativas desse importante momento da vida. Entre eles estava Lais Dametto, estudante do curso de Design da Univates. 

Divulgação - Acervo Pessoal

A estudante foi escolhida para representar a Universidade em razão da sua experiência na disciplina Estúdio de Criação, que integra a proposta pedagógica do Aula+. Ela liderou o projeto “VaiteCriá”, que teve por objetivo promover a acessibilidade à arte e à cultura para crianças e adolescentes.

Lais conta que ficou muito feliz ao receber o convite para participar do  24º Fnesp. Em sua fala, abordou as experiências dos estudantes no campus da Univates e o Aula+. “Eu falei da experiência de ter aula com mais de 120 estudantes de vários cursos da área de criação e de diferentes semestres. Além disso, destaquei que foi uma experiência incrível conhecer melhor os projetos de extensão da Univates e poder passar um pouco de conhecimento para os novos alunos do curso durante a construção do nosso trabalho chamado ‘VaiteCriá’”, explica.

A estudante revela que a experiência de palestrar para mais de mil pessoas foi desafiadora, mas foi um presente para finalizar sua graduação. “Foi incrível ter a oportunidade de viver isso. Nunca tinha participado de um evento desse tamanho. Em relação aos desafios, o principal foi encarar o nervosismo de falar para mais de mil pessoas importantes de universidades do mundo todo. Também foi a primeira vez que fui para São Paulo. Fiquei muito feliz por conhecer a cidade, novas pessoas e conhecer o museu do Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)  e as obras dos artistas Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, que foram os artistas brasileiros que inspiraram algumas obras do nosso trabalho no ‘VaiteCriá’”, finaliza. 

O professor Tiago Weizenmann, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade, acompanhou a comitiva. 

Consórcio STHEM Brasil 

Além de participar do 24º Fnesp, a vice-reitora também cumpriu outra agenda em São Paulo. Ela e o professor Tiago Weizenmann, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade, participaram do Encontro de Gestores do Consórcio das IES que fazem parte do Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics (STHEM) Brasil. O encontro foi realizado na quarta-feira, dia 28, na sede da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo.

O consórcio trabalha a inovação acadêmica, a troca de experiências, a realização de missões com parceiros nacionais e internacionais e a contínua formação de professores. 

No encontro, o grupo debateu sobre a programação do consórcio prevista para 2023 e as ações em redes de cooperação. A reunião contou com a presença do vice-reitor e professor de Internacionalização do Instituto Tecnológico de Monterrey, Ignácio de La Vega, que falou sobre o trabalho de inovação que vem sendo realizado no Instituto Tecnológico de Monterrey, instituição que inspirou a implementação do Aula+ na Univates. 

Para Fernanda, poder acompanhar como andam os trabalhos na instituição de Monterrey significa uma perspectiva das potencialidades e desafios que também podem surgir na Univates. 

A Univates é uma instituição conectada com o que há de mais inovador em termos de ensino superior no Brasil e na América Latina. Estamos atentos aos movimentos da área, investimos na qualificação de nossos professores, o que, em parte, explica os resultados de excelência que temos colhido em diferentes avaliações externas
Fernanda Pinheiro, vice-reitora da Univates.

Divulgação - STHEM

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods