Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professoras da Univates integraram equipe que avaliou obras didáticas utilizadas em todas as escolas públicas do Brasil

Postado as 27/12/2022 09:52:20

Por Lucas George Wendt

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de todo o Brasil. 

Para a avaliação dos materiais que serão disponibilizados a todas as escolas públicas do País, o MEC realiza uma chamada pública para professores participarem da avaliação do PNLD. Podem participar docentes das redes públicas e privadas de educação básica e de ensino superior.

A chamada dos profissionais é realizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Os candidatos foram selecionados por uma Comissão Técnica e convidados por meio do  Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). 

Divulgação/Univates

As professoras da Universidade do Vale do Taquari - Univates doutoras Maria Madalena Dullius, Ieda Maria Giongo e Marli Teresinha Quartieri foram três das profissionais de todos o País que se envolveram na avaliação do material didático que será disponibilizado às escolas públicas nacionais em 2023 com vigência até 2026. As professoras prestaram suas contribuições à avaliação de obras da área da Matemática.

No início do ano de 2022, as docentes receberam o convite para participar do processo. Em fevereiro, participaram de uma capacitação e, a partir de março, iniciaram efetivamente a etapa da avaliação, que se estendeu até agosto. Todo o processo ocorreu de forma virtual. As três atuaram como coordenadoras adjuntas. Cada uma foi responsável por acompanhar, orientar e consolidar a avaliação de seus avaliadores. 

“Participamos da avaliação de duas obras e cada uma era composta por 10 volumes, sendo cinco para estudantes do primeiro ao quinto ano e cinco para professores desses níveis de ensino. O processo de avaliação é muito rigoroso e sigiloso. Inicialmente lemos todos os exemplares e, em seguida, iniciamos o processo de avaliação da obra. Para a avaliação é necessário seguir rigorosamente os itens do edital, e o processo envolveu mais de 200 itens avaliados em cada obra”, detalha a pesquisadora Maria Madalena Dullius. 

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

A Univates tem dois Programas de Pós-Graduação na área de Ensino - PPGECE e PPGEnsino - e também diferentes cursos de licenciatura na graduação. “Participar dessas ações permite adquirir experiências e conhecimentos importantes para socializar nesses contextos. Por exemplo, para participar tivemos que estudar muita legislação vigente na área educacional, Lei de Diretrizes e Bases Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Plano Nacional de Educação, normativas legais sobre princípios éticos. Também é importante destacar que o convite para participar é um reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo na Univates na área do ensino, das pesquisas que realizamos, das formações que participamos”, complementa a pesquisadora. 

“A atualização é de extrema importância para o país, pois estamos selecionando os livros que estarão aptos a serem utilizados pelas escolas e que serão fonte de estudo de cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes, conforme dados do Censo da Educação 2022. Então é nosso papel não deixar chegar às escolas as obras que não atendem aos critérios do MEC, com erros ou que ferem princípios éticos e marcos legais”. 

Saiba mais

A execução do PNLD é realizada de forma alternada. São atendidos, em ciclos diferentes, educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º); anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º); e ensino médio.  Os segmentos não atendidos em um determinado ciclo recebem livros, a título de complementação, correspondentes a novas matrículas registradas ou à reposição de livros avariados ou não devolvidos.

Em 2019, por exemplo, o programa distribuiu 126 milhões de exemplares para mais de 35 milhões de alunos da rede pública. Além dos livros didáticos, as escolas também receberam no ano passado, pela primeira vez, cerca de 53 milhões de livros literários, tanto para acervo de biblioteca quanto para o uso dos estudantes em sala de aula. Foram atendidas cerca de 90 mil escolas de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods