Projeto Passearq visita modelo de casa sustentável

Postado em 09/05/2012 14h44min

Por Tuane Eggers

No último dia 27 de abril, a equipe do projeto de extensão Passeando pela Arquitetura visando à Sustentabilidade Ambiental (Passearq) da Univates visitou a residência do professor Márcio Goerck, com o objetivo de investigar o aproveitamento de água de chuva para fins domésticos. A coordenadora do projeto, professora Luciane Stürmer Kinsel, acompanhou os bolsistas João Britto e Lucas Medeiros, que desenvolverão uma maquete baseada na residência visitada.

Posteriormente, o material desenvolvido será utilizado nas aulas do curso de Arquitetura e Urbanismo e nas visitas das escolas de Ensino Fundamental e Médio da região. A maquete também estará disponível no Laboratório de Conforto Ambiental, localizado na sala 505 do Prédio 11.

O Passearq é um projeto de extensão que está na sua 5a edição e tem como objetivo geral promover a integração das escolas de Ensino Fundamental e Médio do Vale do Taquari com a Univates, em especial com o curso de Arquitetura e Urbanismo.
O projeto também busca proporcionar aos estudantes o entendimento da atuação do arquiteto e urbanista frente à temática da água no impacto ambiental das cidades e das edificações. Além disso, há o objetivo de introduzir no Ensino Fundamental a ideia de racionalização do uso da água nas habitações, reaproveitando as águas pluviais por meio das cisternas e chamar a atenção dos estudantes para o uso equilibrado da água, a fim de gerar uma reflexão e consciência ambiental sobre o assunto.

Texto: Tuane Eggers

Visita teve o objetivo de investigar o aproveitamento de água de chuva para fins domésticos