Disciplina de Educação Física integra alunos e comunidade

Postado em 09/05/2012 17h47min

Por -

No dia 26 de abril, os alunos da disciplina de Hidroginástica, do curso de Educação Física da Univates, tiveram uma aula diferenciada. Fantasiados e ao som de músicas alemãs, italianas, espanholas, árabes e brasileiras, os acadêmicos deram um show, com direito a plateia. A atividade fez parte do processo de avaliação dos acadêmicos na disciplina, para a qual os estudantes elaboraram uma aula de hidroginástica recreativa e temática.

A aula foi aplicada a um grupo de pessoas da comunidade, alunos da piscina da Univates e convidados que prestigiaram a atividade. Segundo a professora da disciplina, Taís Prinz Cordeiro, a intenção dessa aula era proporcionar aos acadêmicos uma oportunidade de aplicarem os conteúdos trabalhados na disciplina, porém de uma forma dinâmica, com alunos reais e fazendo dessa forma de aplicação dos conhecimentos uma preciosa estratégia de ensino.

Os alunos empenharam-se ao máximo para cumprir os quesitos da avaliação, que contava com a performance individual (motivação, palavras de ordem, coordenação e postura), caracterização do tema proposto (utilização de roupas, adereços e ritmo musical) e coreografia (exercícios e atividades, transição e criatividade).

Para o acadêmico Tiago Fülber, 28 anos, a atividade foi um excelente estímulo e oportunidade de autoavaliação. “É uma excelente oportunidade de vermos na prática se aquilo que pensamos, estruturamos e planejamos realmente dá certo. O fato de termos alunos 'de verdade' nos estimula. É gratificante percebermos que os alunos estão gostando do que nos esforçamos tanto para construir. É uma interessante ferramenta para vivenciarmos como nos portar frente aos alunos”, explicou.

Hipólito Munhoz, 60 anos, foi convidado para participar da atividade. Para ele, a integração entre os dois grupos é extremamente válida, uma vez que trouxe benefícios tanto para os acadêmicos, que estão aprendendo na prática, como para a comunidade, que se diverte com a atividade. “Além de a atividade gerar uma integração entre os dois grupos, acadêmicos e comunidade, estamos ajudando os alunos a construírem seu conhecimento e de 'carona' também acabamos fazendo uma atividade saudável de uma forma alegre e descontraída.”

Para a professora Taís, o fato de os acadêmicos trazerem seus próprios familiares para dentro da Univates e das suas aulas, também é um estímulo e incentivo para a atividade, já que os alunos acabam se empenhando em mostrar para seus pais, avós e irmãos, todo o seu trabalho, esforço e tudo o que estão aprendendo.

Atividade contou com pessoas da comunidade, alunos da piscina da Univates e convidados