Univates sedia Fórum Regional de Participação Popular e Cidadã

Postado em 19/06/2012 19h43min

Por Tuane Eggers

A Univates sediou na tarde desta terça-feira, dia 19, o Fórum Regional referente à Participação Popular e Cidadã – Orçamento Estadual 2013. Na oportunidade, foram apresentados e definidos os critérios de votação das prioridades estratégicas e dos projetos que poderão ser votados no próximo dia 4 de julho.

Conforme o coordenador geral da Secretaria do Planejamento, Mario Molina, o processo iniciou em abril, quando foram escolhidas as áreas e diretrizes prioritárias da votação. Em seguida, foram realizadas as assembleias municipais, onde foram debatidos os projetos e as demandas existentes em cada região.

Participaram da votação 131 pessoas, entre os membros estatutários do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e os 70 delegados eleitos nas assembleias municipais, realizadas durante o mês de maio. Das 24 prioridades estratégicas, foram definidas cinco. Já dos 24 projetos, foram definidos os 16 principais.

As cinco prioridades estratégicas definidas para o Vale do Taquari foram: Sanidade animal: controle e erradicação da tuberculose e brucelose no Vale do Taquari; Desenvolvimento do Turismo no Vale do Taquari; Construção de unidade de atendimento para a Fundef, Construção de uma UTI, junto ao Hospital Ouro Branco - Teutônia; Elaboração de estudos técnicos (de uma ponte no Rio Taquari e duplicação das RS 128, RS 129 e RS 130).

De acordo com a secretária executiva do Codevat, Cíntia Agostini, o orçamento total para beneficiar a região do Vale do Taquari é de aproximadamente R$ 6 milhões. Serão destinados até R$ 1,8 milhão para as áreas de Desenvolvimento Rural e Irrigação; até R$ 1 milhão para Segurança; até R$ 1 milhão para Saúde; até R$ 1,2 milhão para Projetos Microrregionais; e o valor restante será destinado a outras áreas.

Na ocasião, também foram definidos dois representantes para participarem do Fórum Estadual de Participação Popular e Cidadã, com o objetivo de inserir os projetos escolhidos no orçamento estadual. O encontro foi coordenado pelo vice-presidente do Codevat, José Cenci, por Mario Molina e por Cíntia Agostini.

Mais informações podem ser obtidas com o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, pelo telefone (51) 3714-7023.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers