Alunos constroem infraestrutura de cabeamento

Postado em 29/06/2012 10h45min

Por -

No dia 16 de junho, os alunos do Curso de Redes de Computadores realizaram a construção da infraestrutura de cabeamento da planta externa, no Laboratório de Infraestrutura de Telecomunicações, no Prédio 17.

Durante os períodos da manhã e tarde, contando com o apoio de uma miniescavadeira bobcat, alunos da disciplina de Cabeamento Estruturado, sob orientação do professor da disciplina, Edson Ahlert, juntamente com o coordenador do Curso, Luis Schneiders, fizeram a construção da planta externa, com a abertura de vala para passagem do anel óptico para os testes com fibra óptica, num percurso de aproximadamente 400 metros.

Após a abertura da vala, foi realizado o lançamento de dois canais de dutos corrugados e um de microdutos, bem como a montagem das caixas de passagem, utilizadas para a passagem dos cabos ópticos nas instalações e a colocação da fita de aviso, destinada à sinalização da instalação e proteção contra futuras escavações.

Após a finalização da infraestrutura, as valas foram fechadas, terminando esta primeira etapa da construção. A próxima etapa consta da construção da estrutura de posteamento e posterior lançamento dos cabos ópticos nos postes, dutos e microdutos.

Dessa forma, o curso atende a uma de suas propostas, que é a de permitir aos alunos aplicar conhecimentos teóricos e fazer experimentações, preparando-os para a vida profissional e garantindo, assim, formação integral.