Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Seminário do Comung traz um olhar internacional para o desenvolvimento regional

Postado em 29/06/2012 19h46min

Por -

Representantes da Univates participaram, nos dias 19 e 20 de junho, do Seminário do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Com o tema “As universidades comunitárias gaúchas em face do imperativo do desenvolvimento regional: tendências e perspectivas”, as 15 Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices) do Comung discutiram, na UCS, em Caxias do Sul, os modelos de universidade no Brasil e em outros países, trazendo diversos olhares para fomentar o desenvolvimento da educação no RS.

Para aprofundar os debates, o professor da University of Tampere (Finlândia), Tapio Varis, ministrou a palestra "Humanismo e tecnologia na universidade contemporânea". Varis trouxe o conceito do novo humanismo, que critica a tendência alienante da tecnologia mas afirma a necessidade de incorporá-la às universidades e trazer inovação para a sociedade. O professor trabalhou a tradição das comunitárias e a incorporação da tecnologia como foco central na universidade contemporânea. Varis desenvolve projetos relacionados à inovação no Ensino Superior e possui relações político-acadêmicas em vários países, além de ser consultor da Unesco e outros órgãos da Comunidade Européia. Atuou em projetos na Rússia, Turquia, entre outros países, além de organizar iniciativas da Finlândia em parcerias de C&T com China, Jordânia, Alemanha, entre outros. O professor ficará, a convite do Comung, um semestre no Brasil conhecendo o modelo comunitário do RS, visitando as Ices do Comung e apontando possíveis parcerias,
convênios e intercâmbios que possam ser firmados com outras IES Européias.

Além de Varis, o professor Georg Overbeck, do Instituto de Pesquisa Aplicada (IAF) e Universidade de Ciências Aplicadas de Ingolstadt (Alemanha), trouxe o estudo de caso “As Universidades de Ciências Aplicadas na Baviera - uma história de sucesso”. A apresentação desmistificou a questão das ciências aplicadas, mostrando que os dilemas europeus são muito próximos aos enfrentados aqui. A experiência na Alemanha mostrou grandes avanços que podem ser usados como exemplos para a educação comunitária na inserção na dinâmica social e econômica de suas regiões.

Também foram realizadas mesas redondas e discussões sobre a experiência de cooperação entre universidades e empresas. A partir do relato de experiências de instituições do Vale do Paraíba e de Santa Catarina, serão agendadas viagens para conhecer o modelo de gestão de cursos que mostram inovações ao aproximar o ensino acadêmico com o olhar empreendedor de empresas. Foram apresentadas ainda, durante o evento, as perspectivas sociais e econômicas do Rio Grande do Sul. “Por um lado, o cenário no RS assusta e por outro estimula nossas instituições pois o projeto do Comung mostra-se alinhado ao que a educação em nosso estado precisa”, comenta o assessor do Comung e professor da UFRGS, Renato de Oliveira. A partir do seminário, que deverá se repetir anualmente, serão montadas propostas de ações conjuntas das Ices. Além disso, Oliveira apontou para a necessidade de um posicionamento diante das tensões internacionais. “Outra importante discussão que permeou o seminário foi o posicionamento diante do contexto internacional. É preciso discutir como as Ices responderão às tensões internacionais, pensando estrategicamente a escolha de suas
parcerias, sem comprometer a autonomia de cada instituição”, complementa.

A qualidade dos debates foi elogiada pelos participantes. Para o presidente do Comung e Reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, o seminário foi um momento de reflexão e planejamento. “É preciso nos engajarmos na construção coletiva do desenvolvimento das regiões em que estamos estabelecidos. O seminário reforçou a importância de ações conjuntas entre as universidades comunitárias e a união de esforços para enfrentar de forma coletiva os desafios que se impõem na área da
Educação Superior”.

O vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, instituição anfitriã do evento, professor José Carlos Köche, enfatizou a importância das ações que o Comung promove. "O trabalho em rede com as outras instituições comunitárias, tomando como exemplo este evento, fortalece a atuação das universidades como agentes de transformação, contribuindo para o crescimento das diferentes regiões do Estado", avalia.

Hoje 70% dos alunos universitários do Rio Grande do Sul estudam em instituições comunitárias. As 15 universidades integrantes do Comung somam 825 cursos de graduação, 103 cursos de mestrado e 44 de doutorado, e nove mil professores, entre eles 2.477 doutores. Integram o Comung: Feevale, IPA, PUCRS, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI.

As apresentações do seminário podem ser acessadas pelo endereço
http://www.comung.org.br/downloads.

Daniela Schiavo

Daniela Schiavo

Notícias Relacionadas