Colombiano escolhe a Univates para realizar trabalho de conclusão de curso

Postado em 06/07/2012 17h14min

Por Tuane Eggers

Após dez dias de viagem desde Bogotá, o intercambista colombiano Alejandro Castelblanco, que completa 22 anos neste sábado, dia 7, chegou à Univates nesta sexta-feira, dia 6, para realizar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Engenharia de Controle e Automação. O fato mais curioso, no entanto, não foi a vinda de Alejandro à Univates, uma vez que a Instituição recebe dezenas de intercambistas todos os anos. A curiosidade está na variedade de meios de transporte utilizados por ele na vinda – avião, ônibus, barco e bicicleta – e o projeto de retornar para seu país, no fim de julho, pedalando.

E quem pensa que a bicicleta é alugada, está bem enganado. Ela é carregada com ele, dentro da mala, desmontada, é claro.

Serão 6 mil km percorridos, que resultarão na viagem de bicicleta mais longa de sua vida. “Gosto de andar de bicicleta. Pedalo praticamente todos os dias, é o meu meio de transporte”, conta o aluno. Quem não gostou muito da ideia, no entanto, foi sua mãe. “Pedi para ela me dar forças no caminho”, explica. Mas para a tranquilidade da mãe e dos demais familiares, Alejandro porta um aparelho localizador que envia sinais para eles. “Na viagem de volta será muito útil. Eu posso não saber exatamente onde estou, mas eles saberão, e saberão, principalmente, que estou bem”, completa.

Aluno da Universidad Pedagogica Nacional, Alejandro esteve na Univates entre os anos de 2010 e 2011, realizando intercâmbio acadêmico. Ele decidiu, então, retornar a Lajeado para realizar o TCC.

A viagem

No dia 26 de junho, o intercambista pegou um avião de Bogotá até Leticia, na Colômbia. De lá, atravessou a fronteira com o Brasil, de bicicleta, e procurou um posto da Polícia Federal para se registrar como turista. Então, foi procurar um barco até Manaus, porém, só havia passagem para o dia seguinte. “Tive que comprar uma rede para dormir no barco, na viagem que durou cinco dias”, afirma o aluno. Alejandro contou com o auxílio de diversas pessoas para encontrar lugares para dormir durante sua viagem. “Não tenho grana para pagar hotel. E ficar em hotéis também não teria graça nenhuma pra mim”, confessa.

De Manaus, o aluno seguiu de avião até o Rio de Janeiro, onde ficou por alguns dias para aproveitar a praia. “Em Bogotá você fica louco, porque não tem mar. Aproveitei para andar de bicicleta pelo Rio e fiz cerca de 110km em um só dia”, conta. Em seguida, pegou outro voo até Porto Alegre e um ônibus para Lajeado.

O aluno afirma que gastaria aproximadamente o mesmo valor em uma passagem direta de Bogotá a Porto Alegre, enquanto conseguiu aproveitar diversos dias nas cidades do trajeto. “O ideal é levar o máximo de coisas para não gastar em comida. Para dormir levo barracas, mas nas principais cidades é complicado, então peço um abrigo para algum amigo”, explica.

Amizade

Alejandro conta que, durante o intercâmbio, fez amizade com o aluno de Educação Física da Univates Paulo Daltoé, que recentemente também esteve fazendo intercâmbio em Bogotá e compartilha a paixão pela bicicleta. “Lá, eu falava português com o Paulo, mas ele queria aprender espanhol comigo. Eu insistia para ele falar português porque eu viria logo para o Brasil e precisava retomar o idioma”, brinca.

O TCC

O tema abordado no trabalho de Alejandro é um sensor chamado acelerômetro, que tem o objetivo de mensurar a aceleração em três pontos do corpo humano: quadril, joelhos e tornozelos. A orientação do trabalho do colombiano está a cargo do coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Rodrigo Wolff Porto, e a co-orientação é do coordenador do Curso de Fisioterapia, Eduardo Sehnem. A data da apresentação ainda não está marcada, pois o trabalho não está completamente finalizado. “Serão duas semanas de trabalho intenso aqui”, conta o aluno.

Texto: Tuane Eggers

Alejandro Castelblanco e sua companheira de viagem, a bicicleta

Tuane Eggers