Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto Arquitetando realiza atividades no Colégio Presidente Castelo Branco

Postado em 09/07/2012 14h14min

Por -

O projeto de extensão Arquitetando da Univates está realizando atividades dirigidas em escolas de Lajeado e região, com o objetivo de integrar os estudantes do Ensino Médio e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição. Dessa forma, a equipe do projeto promove diversas atividades ligadas às disciplinas de Artes, História, Geografia e Matemática. Durante os meses de junho e julho, a equipe esteve envolvida com o Colégio Presidente Castelo Branco, de Lajeado, onde foram realizadas atividades na área de História, após a aprovação da professora Eliane Silva e da coordenação pedagógica. Os participantes foram alunos de 1º ano do Ensino Médio, dos turnos manhã tarde, que estão estudando o período da Antiguidade.

Primeiramente, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, Merlin Diemer, e a professora coordenadora do projeto, Jamile Weizenmann, apresentaram o curso e as possibilidades de atuação do profissional diplomado. Os bolsistas comentaram como a História é abordada no curso. Em seguida, foram realizadas atividades dinâmicas. A equipe do projeto elaborou um jogo que envolveu os alunos na montagem de quebra-cabeças de importantes obras da Arquitetura da Antiguidade.

Para iniciar o jogo, os bolsistas e voluntários do projeto sortearam os líderes de cada grupo. Em seguida, a professora Jamile sorteou as obras de Arquitetura para cada grupo montar e os quebra-cabeças foram organizadas no centro da sala, misturados, onde cada líder buscava as peças referentes à sua obra. Para auxiliar na montagem, a equipe da extensão distribuiu dicas sobre as características das obras.

Enquanto os alunos jogavam, os bolsistas e voluntários do projeto auxiliavam os grupos na montagem e na troca de peças. Ao término da dinâmica, os grupos puderam conferir todos os quebra-cabeças finalizados e, a partir disso, a equipe iniciou uma discussão sobre as obras, suas características arquitetônicas e suas relações com a cultura, política e sociedade da época de cada construção.

Conforme Jamile, os alunos foram receptivos e a dinâmica provocou grande interação e explorou a comunicação de cada um, por meio da explicação das obras pelos próprios alunos com o uso das dicas. “Essa dinâmica permitiu relacionar o passado com o presente e o futuro, além de despertar a visão crítica e reflexiva sobre a História e sobre a Arquitetura. A equipe do projeto, bem como a professora Eliane Silva, ficaram imensamente satisfeitos com o resultado”, explicou. Dessa forma, é possível reforçar a importância das ações de extensão universitária e da integração entre as escolas e a Univates.

Os alunos também se mostram realizados com a atividade, o que é percebido nos recados deixados para a equipe do Arquitetando:

 

Achamos que todos vocês se empenharam e explicaram bem, sugerimos que vocês façam o mesmo mais vezes com a nossa turma. Agradecemos!”

Lucas Campos, Lucas Coreza, Lucas Ferreira, Vinícius S. e Carlos Berté

 

Achamos essa 'aula' muito interessante e informativa, digamos assim. Com certeza, quem já se interessava por arquitetura antes, se interessou ainda mais depois disso.”

Alex, Bárbara E. e Bárbara L.

 

Nosso grupo gostou muito desta atividade. Descobrimos coisas novas, interessantes e importantes para o nosso futuro, até para as aulas futuras, assim nós já vamos ter uma ideia, uma noção do que a professora vai nos ensinar. Temos certeza de que não esqueceremos deste dia e temos até vontade de seguir esta carreira. Agradecemos pela oportunidade!”

Jéssica, Julia, Letícia e Maiara

 

Nós conseguimos entender melhor o que ocorreu no passado com a ajuda das imagens e das explicações.Com a ajuda dos coordenadores e participantes do curso de arquitetura e urbanismo, compreendemos a arquitetura e vimos que ela está presente desde a pré-história até hoje.”

Alessandra, Allef, Camila, Ariana e Greice

 

O nosso grupo achou muito interessante a atividade proporcionada pela equipe da Univates. O nosso grupo gostaria de agradecer a todos os profissionais que nos mostraram um pouco da arquitetura no Egito, Grécia e Roma.”

Mateus, Tiago, Vinícius, Eduardo e Fernando

 

A equipe do projeto é formada pelas professoras Jamile Weizenmann e Merlin Diemer, pelas bolsistas Juliana Lucca e Daniele Scheibel e pelos voluntários Artur Pretto Junqueira, Karina Taís Krein e Priscila Eisermann. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail arquitetando@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5227 ou 5323.

Notícias Relacionadas