Licenciatura em Matemática é novidade da Univates

Postado em 30/10/2012 09h50min

Por Tuane Eggers

Formar profissionais aptos a solucionar problemas, produzir novos conhecimentos, refletir sobre a função social da matemática e de seu ensino, bem como sua relação com outras atividades humanas. Estes são os objetivos do novo curso de graduação que a Univates oferece a partir do próximo semestre, Licenciatura em Matemática, que capacitará os acadêmicos a atuar como professores nos Ensinos Fundamental e Médio.

Durante o curso, serão enfatizadas a organização e a implementação de materiais didáticos pertinentes ao ensino e à aprendizagem da Matemática. Além disso, as atividades levarão em conta os diferentes contextos, os recursos tecnológicos, a multiplicidade sociocultural e as diferentes modalidades de ensino.

O mercado de trabalho da área é marcado pelas escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio, além de centros de pesquisa relacionados à área da Educação e da Matemática. O curso terá duração de quatro anos e será oferecido no turno da noite. Entre os laboratórios utilizados estarão os de Matemática, Física, Informática e a Brinquedoteca.

O curso de Matemática é uma entre as dezenas de opções oferecidas no Vestibular de Verão da Univates, que recebe inscrições a partir de 16 de novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09 ou no site www.univates.br.

Saiba mais sobre a profissão

Matemática é a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O nascimento da Matemática é quase tão antigo quanto o nascimento da linguagem e da arte. O matemático utiliza a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses, desenvolvendo aplicações dos cálculos utilizados na pesquisa pura e nas mais diversas áreas da ciência aplicada.

Cabe lembrar que o Financiamento Estudantil do Governo Federal (FIES) proporciona condições especiais aos estudantes dos cursos de licenciatura que atuarem na rede pública de educação básica com jornada de, no mínimo, 20 horas semanais.

Texto: Tuane Eggers

Profissional será capacitado a atuar como professor nos Ensinos Fundamental e Médio, além de centros de pesquisa relacionados à Matemática

Tuane Eggers