Univates passa a gerir integralmente estágios não obrigatórios de seus alunos

Postado em 30/10/2012 10h08min

Por -

A partir do mês de dezembro, a Univates administrará, sem a intermediação de agentes de integração, todos os contratos de estágio não obrigatório de seus alunos. O principal objetivo é facilitar a vida dos estudantes e tornar o processo menos burocrático, uma vez que a nova sistemática reduzirá o fluxo de documentos e agilizará o processo de contratação e renovação, bem como o repasse de informações.

Ao mesmo tempo, a Univates busca ter a certeza de que a lei de estágios é cumprida, já que ela estipula diversas obrigações à Instituição de Ensino e a atividade de estágio pode impactar nas avaliações de curso do Ministério da Educação.

A mudança gerará benefícios também às empresas parceiras, que terão maior controle sobre os estágios, por meio de um contato mais direto da Univates com os alunos e seus contratantes, agilizando a resolução de eventuais problemas. "Outra vantagem é que haverá acompanhamento mais próximo da Instituição de Ensino, garantindo que o estágio realmente seja um momento de aprendizado acadêmico ao aluno", enfatiza a coordenadora do Núcleo de Estágios da Univates, Jaqueline Lavall. Ela salienta que os estudantes que atualmente estão realizando estágio com intermédio de algum agente não serão prejudicados, pois os contratos poderão ser mantidos até completarem dois anos, prazo máximo estabelecido em legislação para permanência no estágio.

Conforme o vice-reitor e pró-reitor de Ensino da Instituição, Carlos Cândido da Silva Cyrne, a Univates detém toda a expertise necessária para realizar esta intermediação. "Os agentes de integração desempenharam um papel muito importante no passado, mas no momento, tendo em vista a existência do nosso Balcão de Empregos, já somos capazes de assumir todas as atividades. Acredita-se, ainda, que esta iniciativa será seguida pelas demais instituições do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), pois na última reunião do Conselho de Reitores o assunto foi discutido e todos concordam com as vantagens da internalização", explica Cyrne.

Objetivo é tornar o processo menos burocrático

Tuane Eggers