Desenvolvimento sustentável é destaque em Seminário sobre o Meio Ambiente

Postado em 30/10/2012 11h40min

Por Daiana Gomes Denardi

Cerca de 400 pessoas participaram, na manhã desta terça-feira, dia 30, do Seminário de Sustentabilidade e Meio Ambiente na Escola, realizado na Univates. O projeto, fruto de uma parceria entre Jornal Informativo do Vale, Corsan Lajeado, Curso de Ciências Biológicas da Univates, Conpasul, Prefeitura de Lajeado, entre outras entidades, busca contribuir com a formação de cidadãos responsáveis com a sustentabilidade.

Quem deu início ao evento foi a catadora de resíduos Therezinha Ferreira, presidente da Associação Simon Bolívar em Lajeado, localizado no bairro Santo Antônio. A associação pertence ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados e é fonte de renda para 30 famílias. Therezinha falou sobre o dia a dia de um catador, e como faz para sobreviver com R$ 40 a cada três meses. No último mês, o grupo arrecadou R$ 50 por pessoa. “Este mês deu bem”, salienta Therezinha. A catadora lembrou, ainda, da importância de reciclar e o quanto isso ajuda na hora de coletar o material.

Dando sequência ao evento, o professor do curso de Ciências Biológicas da Univates Henrique Fensterseifer ministrou a palestra “A sustentabilidade ao alcance de todos”. Conforme o professor, é o desenvolvimento sustentável que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer os recursos naturais para o futuro.

Logo após, o acadêmico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas Tomás Salvatori falou sobre a “Pegada Ecológica”. Segundo Tomás, esta é nossa marca no planeta, é o tanto de recursos naturais que gastamos no dia a dia, como se fosse uma pegada que deixamos no planeta. O cálculo da pegada ecológica mostra o quanto custamos para o meio ambiente, claculando alimentação, produção de energia, aquisição de bens de consumo, entre outros gastos, que interferem nos recursos naturais.

A atividade integrou a programação do Projeto Sustentabilidade e Meio Ambiente na Escola 2012.

Texto: Daiana Gomes Denardi

Sustentabilidade foi o principal tema abordado