Alunos da Univates realizam ações em comunidades do interior do sertão nordestino

Postado em 17/01/2013 10h16min

Por Ana Paula Vieira Labres

Após realizarem diversas reuniões com os representantes do poder público de Paulistana, no Piauí, os alunos da Univates, em conjunto com os acadêmicos da Universidade Paulista, de São Paulo, iniciaram as atividades práticas da Operação Canudos do Projeto Rondon 2013.

As comunidades de Batemaré e São Martins, localizadas no interior de Paulistana, foram as primeiras a receberem os rondonistas. Entre os diversos assuntos abordados nas oficinas estão: compostagem, separação de resíduos e desequilíbrio ambiental. Para a aluna do 5º semestre do curso de Ciências Biológicas da Univates Carolina Ely Schneidder, de Cruzeiro do Sul, a comunidade sentiu-se privilegiada por receber o Projeto Rondon. “Eles adoraram receber a nossa visita e sentiram-se honrados com as nossas atividades. São comunidades muito carentes, mas que têm a esperança de um futuro melhor, principalmente, em relação à falta de água. Aqui as pessoas não têm água abundante, mas têm a esperança de uma vida melhor. Já no nosso cotidiano, existem pessoas que têm água abundante e estão sempre reclamando das simples coisas ao seu redor. Com certeza estamos vivendo uma lição de vida”, destaca Carolina.

Os alunos da Univates que participam do Projeto Rondon são: Ana Paula Vieira Labres (Jornalismo); Carolina Ely Schneider, Diorge Jonatas Marmitt e Marelise Teixeira (Ciências Biológicas); Diogo Fernando Dickel (Engenharia Civil); Fernanda Nicaretta (Psicologia); Luana Fischer Bassegio (Relações Internacionais) e Nara Paula Schmeier (Engenharia Ambiental). Os alunos são coordenados pelos professores Dorli Schneider e Rafael Eckhardt.

A trajetória dos alunos da Univates no Piauí pode ser acompanhada pelo blog www.rondonunivates2013.blogspot.com.br.

Texto: Ana Paula Vieira Labres