Acadêmicos da Univates continuam com os trabalhos na região mais seca do Brasil

Postado em 22/01/2013 08h47min

Por Ana Paula Vieira Labres

Os alunos da Univates que participam do Projeto Rondon – Operação Canudos Ana Paula Vieira Labres; Carolina Ely Schneider, Diorge Jonatas Marmitt; Marelise Teixeira; Diogo Fernando Dickel; Fernanda Nicaretta; Luana Fischer Bassegio e Nara Paula Schmeier iniciaram, na manhã desta segunda-feira, dia 21, as atividades da segunda semana do Projeto Rondon em Paulistana, no Piauí.

Divididos em duas equipes, os oito alunos e os professores Dorli Schneider e Rafael Eckhardt revezam-se para atender às comunidades do interior, dos bairros e do centro de Paulistana. Entre as tarefas estão: oficinas de artesanatos; meio ambiente; comunicação; informática; planejamento de vida; gestão financeira, entre outras.

O coordenador do Projeto Rondon na Univates, professor Rafael Eckhardt, explica que conciliar a teoria e a prática é o maior desafio do Projeto, devido às características culturais, sociais e geográficas dos locais das operações. “Até o momento todos os alunos da Univates estão se saindo muito bem e conseguindo aplicar os conhecimentos acadêmicos na região mais seca do Brasil, favorecendo a convivência dos paulistanenses e das principais comunidades do interior, mesmo com as dificuldades do semi-árido”, conta.

O aluno de Engenharia Civil Diogo Fernando Dickel destaca que “conhecer uma realidade totalmente diferente do que vemos na região do Vale do Taquari, como a falta de água, nos faz valorizar ainda mais o que temos em nossa região”, explica Diogo. Juntamente com os demais colegas, ele realiza diversos trabalhos, como apresentação de tecnologias e métodos de captação de água; limpeza de cisternas; confecção de filtros caseiros e tratamentos para melhorar a qualidade da água nas comunidades que não possuem o abastecimento. “Os moradores das comunidades gostaram muito da nossa sugestão de construção de barragens subterrâneas que são capazes de armazenar água no período chuvoso, ajudando o cultivo em épocas de estiagem, que nesta região é de cerca de oito meses”, complementa Dickel.

A equipe de rondonistas deve permanecer em Paulistana até o próximo sábado, dia 26. A trajetória dos estudantes pode ser acompanhada no blog www.rondonunivates2013.blogspot.com.br.

Texto: Ana Paula Vieira Labres