Novidades marcam acolhida aos intercambistas na Univates

Postado em 27/02/2013 09h39min

Por -

A cada semestre, novos alunos oriundos de diferentes países do mundo chegam à Univates para viver a inesquecível experiência do intercâmbio acadêmico. E para proporcionar a eles maior interação entre si e com a Instituição, foi realizada nesta terça-feira, dia 26, uma programação inédita, preparada especialmente para dar as boas-vindas ao grupo, formado por 14 estudantes de Portugal, Suécia e Colômbia.

Durante os turnos manhã e tarde, os alunos receberam diversas instruções sobre a Univates, puderam esclarecer dúvidas sobre setores como Atendimento ao Aluno e Biblioteca, saborearam um típico churrasco gaúcho na sala da Gastronomia e passearam pelo câmpus e pelos pontos turísticos de Lajeado.

Para a aluna Neuza Coutinho, do Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal, a atividade foi muito importante para orientar os intercambistas no câmpus. “Achei bom porque a universidade é enorme, e se não tivéssemos uma orientação, não conseguiríamos nos organizar nos dias de aula”, explicou Neuza, salientando que o tamanho do câmpus onde estuda em Portugal é menos da metade do câmpus da Univates, contando com apenas cinco prédios. Conforme a estudante de Administração, ela escolheu o Brasil porque adora o país, principalmente pelo clima tropical.

Já o intercambista Fabian Amaya, da Universidad Pedagogica Nacional, da Colômbia, achou interessante conhecer o câmpus e a cidade. “É uma cultura e uma vida diferente. Pude conhecer novas pessoas, trocar conhecimentos, provar a comida típica e, além disso, as instalações são maravilhosas”, afirmou o acadêmico de Educação Física. Entre as diferenças apontadas, o aluno conta que o câmpus de sua universidade não é composto de prédios, mas sim, de casas pré-fabricadas.

De acordo com Fabian, sua família viaja muito, o que é uma inspiração para ele. “Decidi vir para a Univates pelas ótimas instalações e por ouvir outros intercambistas falarem bem daqui”, salientou. As expectativas do aluno para o período de intercâmbio são as melhores. Fabian espera se superar, melhorar como pessoa e conhecer outras culturas dentro de sua área do conhecimento. Além disso, pensa ainda em viajar para outros lugares e abrir novos horizontes no futuro.

As atividades foram organizadas pela Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Instituição (AAII). Além da programação, outra novidade para este semestre é que os alunos estrangeiros passam a ser auxiliados por um estudante da Univates que também já vivenciou a experiência do intercâmbio, chamado de "amigo internacional". Segundo a gerente da AAII, Viviane Bischoff, a prática é comumente usada em universidades de outros países e visa principalmente a facilitar a adaptação dos estrangeiros na nova realidade. "Além disso, podemos ter um retorno mais preciso acerca das experiências dos intercambistas por meio desses amigos, facilitando qualquer adaptação ou modificação necessária, e estreitando ainda mais os laços de amizade", destaca.

Intercambistas receberam instruções, conheceram o câmpus e participaram de um almoço de integração