Alunos podem se inscrever para nova chamada do Ciência sem Fronteiras

Postado em 28/02/2013 15h14min

Por -

Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda. Esses são os novos destinos para os quais podem se candidatar alunos de graduação da Univates interessados em realizar intercâmbio acadêmico por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos relacionados às áreas prioritárias do Programa (veja a seguir), possuir bom desempenho acadêmico e ter concluído de 20 a 90% do currículo previsto para o curso de graduação.

Caso a área de conhecimento do interessado não conste no formulário de inscrição, a orientação é de que seja disponibilizada aquela mais próxima de sua atuação na graduação. As inscrições para as chamadas da Bélgica e Finlândia finalizam no dia 5 de abril, e para os demais países o prazo estende-se até o dia 6 do mesmo mês.

Procura vem crescendo na Univates

Desde o início do Programa, em 2012, cerca de 80 alunos da Univates já se inscreveram no Ciência sem Fronteiras e sete deles estão atualmente no exterior, com bolsa de estudos. A procura pelo Programa do Governo Federal vem crescendo gradativamente, conforme a gerente da AAII, Viviane Bischoff. Segundo ela, o maior empecilho ainda é o domínio da língua inglesa, pré-requisito para a maioria dos países. "É importante que os alunos se preparem previamente, ou seja, antes da divulgação dos editais, uma vez que, durante o período de inscrições normalmente não há vagas para as provas de idiomas, impedindo a participação do candidato", observa Viviane, acrescentando que nos editais lançados esta semana, há uma opção para a Áustria, no qual o idioma exigido é o alemão, o que pode facilitar para alguns de nossos estudantes que já falam essa língua.

Dúvidas sobre o programa podem ser esclarecidas pelo 0800 616161 ou acessando www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes.

Saiba mais

Entre os objetivos do Ciência sem Fronteiras estão investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento, aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior e promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros. A proposta do Governo Federal também é ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas e atrair jovens talentos científicos e investigadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil.

Confira as áreas contempladas pelo Programa:

• Engenharias e demais áreas tecnológicas;

• Ciências Exatas e da Terra;

• Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;

• Computação e Tecnologias da Informação;

• Tecnologia Aeroespacial;

• Fármacos;

• Produção Agrícola Sustentável;

• Petróleo, Gás e Carvão Mineral;

• Energias Renováveis;

• Tecnologia Mineral;

• Biotecnologia;

• Nanotecnologia e Novos Materiais;

• Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;

• Biodiversidade e Bioprospecção;

• Ciências do Mar;

• Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);

• Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;

• Formação de Tecnólogos.

Quatro países europeus e a China são os destinos com inscrições abertas

Tuane Eggers