Grupo de estudos aborda linguagens, códigos e tecnologias na formação de professores

Postado em 08/05/2013 13h24min

Por Tuane Eggers

A Univates iniciou, no mês de abril, as atividades de mais um grupo de estudos: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Formação de Professores. Os encontros presenciais para estudos, debates e planejamento de atividades ocorrem na segunda terças-feira de cada mês, até o mês de dezembro, na sala 201 do Prédio 7, das 16h às 18h.

Conforme a coordenadora da atividade e do curso de Letras da Univates, professora Marlene Spohr, a proposta surgiu a partir de três questões e desafios da área que, seguidamente, são pautas de reuniões formais, fóruns e rodas de conversa. São elas: críticas à formação no Ensino Médio, considerando a relação entre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio e as habilidades e competências que embasam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ao projeto do Governo do Estado do RS, Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (2011–2014) ; e a relação do Curso de Letras – Licenciatura com essas questões, no sentido de como responder ao desafio, tanto na graduação quando na formação continuada.

Entre os temas debatidos pelo grupo estarão os PCNs e as orientações educacionais complementares, artigos e capítulos de livros que fundamentam os PCNs e a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, convergências e divergências em relação ao currículo das licenciaturas de Letras, às orientações oficiais, e investigações relativas às práticas escolares, com o objetivo de construir propostas de intervenção.

Os próximos encontros ocorrerão nos dias 14 de maio, 11 de junho, 9 de julho, 13 de agosto, 10 de setembro, 8 de outubro, 12 de novembro e 10 de dezembro. Embora a proposta seja voltada a professores e alunos da área das linguagens (línguas e literatura), a participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5553.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers