Professor da Univates preside Simpósio Brasileiro de Acarologia

Postado em 09/05/2013 08h58min

Por Tuane Eggers

No período de 30 de abril a 3 de maio, o coordenador do Laboratório de Acarologia da Univates, professor doutor Noeli Juarez Ferla, presidiu um importante evento da área: o IV Simpósio Brasileiro de Acarologia (Sibac). A edição teve como tema “Organização, Perspectivas e Desafios da Acarologia Brasileira” e ocorreu no município de Bento Gonçalves.

Além de Ferla, a equipe do Laboratório também esteve envolvida com a organização da atividade, sendo a doutoranda Liana Johann a secretária do evento. Conforme o professor, esta edição do Sibac foi programada para o Rio Grande do Sul pelo fato de a Acarologia ter grande importância para a produção primária gaúcha, além de contar com grupos de pesquisa que contribuem de forma significativa para a área, como a Univates, a Ufrgs, a UFPel e a Fepagro.

Durante a programação, foi realizada a reunião de criação da Sociedade Brasileira de Acarologia. A palestra de abertura abordou o tema “Cambio climatico vs. Variabilidad climatica: los próximos veinte años” e foi ministrada pelo doutor Guillermo Ramis, do Uruguai. Além disso, foram realizados diversos painéis e palestras com renomados pesquisadores da área, sendo que a atuação da equipe do Laboratório de Acarologia foi na abordagem do tema “Ácaros e videiras”.

O evento teve como objetivos divulgar resultados de projetos de pesquisa na área da acarologia, estimular o avanço do conhecimento científico sobre ácaros neotropicais, integrar grupos de pesquisa das instituições brasileiras e latino-americanas e intensificar as relações interinstitucionais para fortalecer a acarologia brasileira. Detalhes sobre o evento podem ser conferidos no site www.sibac.net.br.

Texto: Tuane Eggers

Coordenador do Laboratório de Acarologia, professor doutor Noeli Juarez Ferla, presidiu o evento

Equipe do Laboratório de Acarologia da Univates