Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates contribuirá com conhecimento da diversidade da flora brasileira

Postado em 09/05/2013 16h05min

Por -

O Herbário do Vale do Taquari (HVAT), pertencente ao Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates, agora faz parte do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT), sistema que reúne as principais informações científicas sobre plantas e fungos disponíveis no país e conta com o cadastro de cerca de 80 herbários brasileiros.

A participação no INCT possibilitará que, até o fim do ano, a coleção botânica completa do HVAT esteja disponível na versão digital e aberto à comunidade.

Para a curadora do Herbário, professora Elisete Freitas, esta é uma importante conquista, pois, a partir do momento em que os dados completos estiverem on-line, a Univates passará a contribuir para o conhecimento da diversidade da flora brasileira. “A integração do HVAT ao INCT também permitirá que a diversidade da flora regional seja divulgada e passe a ser utilizada em pesquisas”, salienta.

A funcionária Carolina Ely Schneider, que atua na disponibilização dos dados da coleção no sistema virtual, explica que esse é mais um passo importante para documentar a diversidade biológica da região do Vale do Taquari e também de fora dela. “Realizamos diversos cadastros de espécies variadas e é muito importante que elas estejam disponíveis à comunidade, podendo, também, servir de referência a diversas pesquisas acadêmicas de qualquer parte do mundo”, ressalta.

Até o momento, informações de mais de 1.600 exemplares da coleção do HVAT já estão disponibilizadas no site http://inct.splink.org.br/. Basta abrir o formulário de busca e digitar HVAT em código coleção.


Saiba mais

O Herbário do Vale do Taquari, que pertence ao Museu de Ciências Naturais – MCN da Univates, iniciou suas atividades em 1995. As primeiras coletas foram realizadas por graduandos do curso de Ciências Biológicas, quando o professor Dr. André Jasper começou a ministrar aulas de Botânica na Instituição e iniciou os trabalhos para a fundação do Herbário, dedicando-se para que o local se tornasse realidade. Atualmente, a curadora é a professora Elisete Freitas.

Mais de 1.600 exemplares da coleção do Herbário do Vale do Taquari estão disponibilizadas na versão digital

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas