Próteses a partir de impressão 3D é uma das linhas de pesquisa do curso de Engenharia Biomédica

Postado em 09/11/2017 08h37min e atualizado em 09/11/2017 08h55min

Por Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de utilizar a impressão 3D para produtos ligados à saúde, o curso de Engenharia Biomédica da Univates possui uma linha de pesquisa especial. Desta forma, o novo curso da Instituição busca utilizar a teoria para otimizar serviços voltados à saúde.

Projetar, imprimir, montar e aplicar. A ideia é que o curso seja mais prático
professor do curso Cristian Meinhardt.

Ana Amélia Ritt

Por meio de parcerias com os cursos de Fisioterapia, Educação Física e Psicologia, a Engenharia Biomédica irá utilizar objetos impressos em 3D para produzir próteses ou peças que auxiliem um paciente a, por exemplo, entender uma cirurgia.

Divulgação

“Toda prótese é customizada. Há as medidas do corpo e o entendimento do porquê utilizá-la. Participamos do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, no qual acompanhamos workshop para confecção de próteses por impressão 3D, que teve foco em projetos de tecnologia assistiva. Além disso, visitamos a Universidade de Ciência e Tecnologia de Xangai (USST), onde participamos do fórum: Smart medical and innovative devices”, conta o professor ao afirmar que a China é reconhecida pelo desenvolvimento de produtos para reabilitação.

Com a intenção de os estudantes poderem participar de todas as etapas do processo, o curso possui duas disciplinas voltadas especificamente à área e em conjunto com alunos do Design. A Univates já possui impressoras 3D e a ideia é que elas sejam um dos materiais utilizados nas aulas.

Saiba mais

O Engenheiro Biomédico poderá exercer suas atividades em diversos setores, como órgãos públicos e privados de saúde (hospitais, clínicas, postos de saúde etc.), indústrias de produtos e equipamentos médicos, nos quais poderá trabalhar tanto na área de produção e concepção quanto na área comercial e de regulação. Além disso, o Engenheiro Biomédico poderá atuar na área de ciência e tecnologia, promovendo pesquisa e inovação na área da saúde.

Por ser um curso inovador e tecnológico, uma possibilidade é a atuação desse profissional como empreendedor, podendo gerenciar a sua própria empresa ou prestar consultoria para empresas na área da saúde.

Inscrições abertas

O curso de Engenharia Biomédica é novidade na Univates e, a partir deste ano, integra as opções oferecidas no Vestibular Univates. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em www.univates.br/vestibular até 21 de novembro. A prova será aplicada no campus de Lajeado no dia 26 de novembro, um domingo, das 13h30min às 18h30min, sendo possível também o ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09.