Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

10 filmes que todo futuro cientista deveria assistir

Postado em 18/04/2018 14h28min e atualizado em 19/04/2018 16h00min

Por Imprensa Univates

Preparamos uma lista de filmes imperdíveis para quem curte ciência! Separe a pipoca:

1) Interestelar

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais (o que não é tão ficção assim, né?), um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa jornada própria para também tentar salvar a população do planeta.

2) Apollo 13

Divulgação

Apollo 13 é um filme de 1995, dirigido por Ron Howard. O protagonista é interpretado por ninguém mais, ninguém menos que Tom Hanks (siiiim, nós amamos ele!). Com roteiro baseado no livro Lost moon: the perilous voyage of Apollo 13, de Jim Lovell e Jeffrey Kluger, o filme narra a história verídica da desastrosa missão Apollo 13 da Nasa.

3) Estrelas além do tempo

Em plena Guerra Fria (década de 60), Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na Nasa, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar à parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), grandes amigas que, além de provar sua competência, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da Nasa. O filme é de 2017 :)

4) Uma mente brilhante

Uma mente brilhante (A beautiful mind) foi produzido em 2001 e é um drama biográfico, dirigido por Ron Howard, sobre a vida do matemático John Forbes Nash. O roteiro foi baseado no livro homônimo de Sylvia Nasar, uma biografia muito precisa e abrangente da vida de Nash, adaptado por Akiva Goldsman, que alterou vários fatos relativos à vida e à doença de Nash por razões comerciais ou para maior efeito dramático e, por essa razão, recebeu várias críticas. Mas mesmo assim o filme é o máximo e vale a pena assistir. O filme foi produzido por Ron Howard e Brian Grazer.

5) O jogo da imitação

Divulgação

O jogo da imitação (no original em inglês, The imitation game) é um filme de suspense histórico lançado em 2014. O filme é uma cinebiografia do criptoanalista britânico Alan Turing. O protagonista, interpretado por Benedict Cumberbatch, liderou um grupo da inteligência britânica na missão de decifrar os códigos da máquina Enigma usada pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, sendo um inovador da ciência da computação. E viva a tecnologia \o/

6) Ela (her)

Não tem como não amar este filme! Ela (her) é um filme americano de comédia dramática, ficção científica e romance. Ele é de 2013 e foi escrito, dirigido e produzido por Spike Jonze. O filme é estrelado por Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde, e Scarlett Johansson como a voz de Samantha. A história gira em torno de um homem que desenvolve uma relação com um assistente pessoal, ou assistente virtual de computador (OS), semelhante a Siri do IOS ou Cortana da Microsoft, com voz e personalidade feminina. 

7) 2001 - Uma odisseia no espaço

Divulgação

Aposto que você tava pensando… uma lista de filmes para quem gosta de ciência sem o “2001 - Uma odisseia no espaço” não é uma lista que se preze. Pois então, tá aqui ele. I-m-p-e-r-d-í-v-e-l. O filme é de 1968, dirigido e produzido pelo aclamado cineasta Stanley Kubrick. O filme lida com os elementos temáticos da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. É notável por seu realismo científico, efeitos especiais pioneiros, imagens ambíguas que são abertas a ponto de se aproximarem do surrealismo, som no lugar de técnicas narrativas tradicionais e o uso mínimo de diálogo. Fantástico.

8) Contato

Contato é um filme de ficção científica norte-americano de 1997, adaptado do romance de Carl Sagan e dirigido por Robert Zemeckis. Quem estrela o filme é a grande atriz Jodie Foster, que interpreta a Dra. Eleanor "Ellie" Arroway, cientista da Seti que encontra fortes evidências da existência de vida extraterrestre e é escolhida para realizar o primeiro contato. O filme também é estrelado por Matthew McConaughey, James Woods, Tom Skerritt, William Fichtner, John Hurt, David Morse e Angela Bassett.

9) Impacto profundo

Divulgação

Impacto profundo (em inglês: Deep impact) é um filme de ficção científica lançado em 1998. Foi dirigido por Mimi Leder e escrito por Bruce Joel Rubin e Michael Tolkin. Estrelado por Robert Duvall, Téa Leoni, Elijah Wood, Vanessa Redgrave, Maximilian Schell, Leelee Sobieski e Morgan Freeman, a obra ainda contou com a produção executiva do grande Steven Spielberg. O enredo descreve as tentativas de um grupo que se prepara para destruir um grande cometa de 11 quilômetros, que vai colidir com a Terra e causar uma extinção em massa.

10) Os eleitos - onde o futuro começa

Divulgação

The right stuff (no Brasil, Os eleitos - onde o futuro começa) é um filme americano de 1983 dirigido por Philip Kaufman. O filme é uma adaptação para o cinema do livro homônimo de Tom Wolfe de 1979 sobre os pilotos de testes que foram envolvidos na pesquisa aeronáutica de alta velocidade na Edwards Air Force Base, bem como aqueles que foram selecionados para serem astronautas do Projeto Mercury, a primeira tentativa de voo espacial tripulado dos Estados Unidos.