3 razões que vão te convencer a entrar no mercado de TI

Postado em 26/04/2018 09h e atualizado em 26/04/2018 17h42min

Por Elise Bozzetto

Geralmente as profissões regulamentadas (que precisam de autorização do conselho da área para atuar profissionalmente) são as mais valorizadas. Mas o fato da área de Tecnologia de Informação (TI) não ter regulamentação é um grande aliado dos profissionais da área, que ganham espaço inclusive no exterior. Elencamos as razões que fazem da área de TI uma das mais promissoras para quem busca oportunidades no mercado.

Alta empregabilidade mesmo durante a faculdade

Cerca de 80% dos estudantes da área de TI da Univates estão trabalhando na sua área de formação. O índice é altíssimo perto de outras áreas levando em consideração que esses profissionais ainda estão em formação. As oportunidades de emprego são um reflexo de um mercado extremamente aquecido e em constante crescimento.

Tuane Eggers

Possibilidade de atuar no exterior na área de formação

Divulgação

O conhecimento é muito valorizado na área de TI. Como a tecnologia da informação é semelhante no mundo todo, não existem fronteiras no mercado de trabalho. Diferente de outros brasileiros com cursos de graduação que geralmente, ao sair do país, acabam em outras áreas, quem trabalha com tecnologia consegue exercer sua profissão em outros países.

É o exemplo de Guilherme Giannoulakis, do curso de Sistemas de Informação, que atua como nômade digital na Ásia. Ele se formou em Sistemas de Informação, em 2013, já foi empreendedor na área e desde 2015 decidiu trabalhar de forma independente para ter mais liberdade e priorizar projetos próprios.

Juntou com essa vontade de liberdade a paixão por viajar e conhecer diversos países. Decidi ir para a Tailândia em 2016 e ficar três meses para conhecer uma nova cultura e ter uma experiência de vida diferente, além de testar como seria trabalhar distante dos clientes. Percebi que era possível viver dessa forma. Consegui conciliar o trabalho com viagens, me adaptei à cultura e culinária, fiz várias amizades. Geralmente trabalho em espaços de coworking, cafeterias ou em casa mesmo
diplomado em Sistemas de Informação Guilherme Giannoulakis

O diplomado da Univates diz que decidiu se tornar realmente um nômade digital em 2017. “Decidi realmente viver como nômade. Estou desde junho viajando pelo sudeste asiático sem data definida para voltar ao Brasil”, comenta. Para ele, o mercado internacional está aquecido, mas seus clientes são principalmente brasileiros. “A maioria das empresas com as quais trabalho são do Brasil. Seguidamente tenho reuniões via Skype e nunca tive problemas ou precisei estar presente pessoalmente. O único desafio é o fuso horário, 10 horas de diferença pra onde estou agora. Sobre o mercado internacional de TI, vejo muita oportunidade em todos os lugares que passo. Oportunidades de novos negócios ou startups, ofertas de emprego, freelancer”, sinaliza.

Tuane Eggers

Uma das áreas que mais empreende

Muitas startups (empresas jovens que buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível) estão no ramo tecnológico. É o caso dos exemplos conhecidos, como Facebook, Twitter, Dropbox, Evernote. Além disso, há muitos mercados promissores para startups do ramo tecnológico: desde comércio eletrônico, impressão 3D e wearables – peças de roupa ou acessórios com acesso à internet.