Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Aplicativo para conscientização sobre depressão une design e saúde

Postado em 07/05/2018 08h47min e atualizado em 07/05/2018 09h06min

Por Nicole Morás

Solucionar problemas da sociedade com o design. É com esse perfil que os profissionais são formados pelo curso de Design da Universidade do Vale do Taquari. Exemplo disso é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da diplomada Marina Pavan, orientado pela professora Silvia Trein Heimfarth Dapper, que apresentou o projeto de um aplicativo para conscientizar amigos e familiares de pessoas com depressão. A proposta foi uma das selecionadas pelos professores do curso para receber a premiação de melhor TCC pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign) na colação de grau dos formandos de 2017B.

Divulgação

 

Chamado de “Farol”, o projeto do app busca dar visibilidade, por meio de informação, a uma doença que já atinge cerca de 10% da população mundial de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Familiares e pessoas próximas são as que mais podem auxiliar quem sofre com a depressão. Mas para isso eles precisam reconhecer sinais e saber como agir. Por isso, o projeto do meu TCC foi um aplicativo de rede social no qual essas pessoas pudessem acessar conteúdo relevante em diferentes formatos, com informações verificadas. Além disso, está prevista uma área de bate-papo em que especialistas da saúde pudessem interagir com os usuários e orientar a procura de ajuda”, explica a diplomada.

Nicole Morás

Segundo Marina, foi aplicado um questionário com os objetivos de perceber como a sociedade entende a depressão e também compreender como é a relação das pessoas  com aplicativos.

“Um dado interessante é que, das 427 pessoas que responderam ao questionário, 137 afirmaram já terem sido diagnosticadas com depressão em algum momento da vida. Considero um número bastante significativo pelo fato de as pessoas realmente terem medo ou vergonha de falar sobre o assunto. Percebo que no dia a dia as pessoas que têm depressão raramente admitem ou falam sobre o assunto, pois há o estigma de que quem tem depressão é preguiçoso, vadio etc.”, avalia Marina, acrescentando que a motivação para o projeto veio do desejo de fazer alguma contribuição relevante para a sociedade.

Referências

Outras aplicações podem ser desenvolvidas pelo design para abordar questões de saúde mental, como a depressão. Esses trabalhos foram referência para o projeto da diplomada pela Univates, confira:

Gemma Correll é designer e faz posts para as redes sociais mostrando como as pessoas com problemas de saúde mental se sentem.

Jessica Walsh, designer bastante conhecida, sofreu com a anorexia na adolescência e tem um projeto chamado Let's talk about mental health, justamente para abordar a conscientização sobre saúde mental. Fazem parte do projeto um site e uma conta no Instagram.

Opção no Vestibular de Inverno

Um dos cursos que recebe inscrições no Vestibular de Inverno da Univates é o de Design. O curso forma profissionais capazes de atuar na coordenação, integração e implementação de todos os fatores que formam o processo constitutivo de um produto ou comunicação visual, relativos à sua criação, consumo, uso e descarte. O designer lida com um processo complexo em busca de soluções de comunicação, trabalhando com muitas variáveis e criando valor. A capacidade do designer de atuar com a complexidade o torna um profissional apto a trabalhar em um universo cada vez mais interdisciplinar, tanto no campo profissional quanto na esfera acadêmica. As inscrições podem ser realizadas até 5 de junho. A prova única de redação será aplicada no dia 10 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo 0 800 7 07 08 09.