Jovem lajeadense é selecionado para curso científico nos Estados Unidos

Postado em 08/05/2018 09h15min e atualizado em 08/05/2018 18h21min

Por Ana Amélia Ritt

Peterson Haas, 16 anos, é estudante do 2º ano ano do Ensino Médio. Em 2017 conquistou o primeiro lugar na Feira de Ciências da Univates, o que despertou a paixão por projetos de pesquisa e pela área científica. Em julho, o jovem irá para a Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, participar de um curso de três semanas sobre biotecnologia e biociência.

Ana Amélia Ritt

A inscrição para o curso de verão ocorreu no início deste ano, quando Peterson teve que juntar uma série de documentos até ser selecionado. Com o resultado, ele e mais 12 brasileiros participarão do programa Pre-Collegiates Summer Institutes. “Parece clichê, mas ainda não caiu a ficha. Me inscrevi pensando em me candidatar novamente no ano que vem, para saber como funcionava. Quando fui selecionado, foi uma surpresa”, conta.

O gosto pela ciência surgiu em 2014, quando um dos seus professores do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) sugeriu que os alunos elaborassem projetos de pesquisa.

Havia uma oficina de ciências na escola. Esse foi meu primeiro contato. Meu projeto foi escolhido para a Feira de Ciências da Univates, na qual recebi o primeiro prêmio. Depois dessa conquista, despertei cada vez mais a paixão pelos projetos que eu desenvolvia. A ciência e a pesquisa já se tornavam a ferramenta capaz de gerar uma mudança em mim
estudante Peterson Haas

O prêmio de primeiro lugar veio também no ano passado, quando seu grupo desenvolveu um estudo sobre a aplicação de extratos da erva "Beldroega" em colônias bacterianas de Propionibacterium acnes, que agravam a acne. Devido à conquista, o estudante obteve uma bolsa de iniciação científica júnior para estudar em 2018 em pesquisas científicas da Univates. “Essa oportunidade é muito interessante. Queria ter um envolvimento maior com a área da pesquisa e aqui é possível realizar isso”, afirma. Além dessa experiência, a Feira proporcionou a participação do projeto na Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo.

Em Stanford

O curso disponibilizará aulas nos laboratórios da universidade, desenvolvimento de um projeto científico interno que será apresentado ao final e contato com outros jovens pesquisadores. Lá Peterson terá aulas na área de Engenharia de Tecidos, um ramo da biotecnologia.

Contribua também

Até 13 de junho, o estudante está realizando uma vakinha para quem tiver interesse em auxiliar com parte dos custos do programa, inscrição e passagens.

Feira de Ciências Univates

Ana Amélia Ritt

Neste ano a 8ª edição da Feira de Ciências ocorre simultaneamente à 1ª Feira Estadual de Ciências. Ambas ocorrem em Lajeado e buscam incentivar a inovação, a divulgação científica e o desenvolvimento do espírito investigativo. Os eventos são voltados a estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Técnico e ocorrem nos dias 2 e 3 de outubro. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/evento/feira-de-ciencias.