Nova tecnologia permite maior segurança das redes de internet

Postado em 23/05/2018 08h47min e atualizado em 23/05/2018 08h52min

Por Artur Dullius

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) contratou a TechDec para realizar novo projeto de segurança para data center utilizando firewall da Palo Alto. A parceria foi apresentada no I Seminário Executivo de 2018 da Sucesu-RS, realizado pela entidade em Viamão, na região metropolitana da capital gaúcha. A nova tecnologia opera desde abril na Instituição e substitui a solução adquirida em 2013.

Artur Dullius

No cenário anterior, a universidade contava com uma estrutura composta por uma caixa, com uma fonte e um disco. Com isso, não tinha visibilidade de rede, contando com proteção somente no tráfego de internet. “Existem ameaças que podem vir de outras formas, como, por exemplo, um aluno na wifi com um vírus no computador. Então, até essa migração era difícil ser granular na proteção entre as rede internas", detalha Tiago Giovanaz, coordenador de infraestrutura e redes da Univates.

Agora, a partir do novo projeto, a instituição conta com uma caixa ativa e uma em espera, com caixa e discos redundantes. Uma das novidades é a proteção do tráfego entre vLans (redes virtuais) e a visibilidade de uso com filtros por grupo de usuários.

Por exemplo, se um aluno tentar fazer alguma coisa contra a Univates, vamos ter uma visibilidade muito maior e saber quem está fazendo. Podem ser atividades intencionais, como podem ser softwares nos equipamentos dos alunos que eles nem sabem que tem. Antes tínhamos uma preocupação muito grande com o tráfego na internet, o que mandávamos e recebíamos da internet
Tiago Giovanaz, coordenador de infraestrutura e redes da Univates

Divulgação/Sucesu-RS

Até o momento, duas redes já estão operando pelo novo equipamento. Mas, segundo Giovanaz, a migração deve ocorrer de forma gradual. "Com a nova solução da Palo Alto, reduzimos de 80 para 11 as regras em relação ao controle de acesso. Assim conseguimos definir de melhor forma a aplicação que cada usuário (aluno, funcionário, professor, terceiro,) pode acessar dentro da rede", completa o coordenador de infraestrutura.

O projeto foi realizado pela TechDec e pela equipe de TI da Univates. A estrutura de tecnologia da instituição inclui 200 servidores no data center, 6 mil pontos de telecomunicações e cerca de 2,2 mil dispositivos entre desktops, notebooks e chromebooks. "A Univates preza muito pela segurança das informações dos seus alunos e colaboradores. A área de segurança da informação requer atualização constante e o investimento feito, somado à capacidade técnica da equipe de TI da Univates e também da empresa parceira, nos propicia um nível de proteção maior a partir da consolidação desse projeto", aponta Paulo Roberto Mallmann, gerente de TI.