Cinema e literatura, vídeo-oratória e escrita criativa para jovens estudantes

Postado em 23/05/2018 13h53min e atualizado em 25/05/2018 10h31min

Por Ana Amélia Ritt

As inscrições para o V Concurso Escolar de Vídeo-Oratória, V Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura e IV Concurso Escolar de Escrita Criativa já estão abertas. Os eventos, promovidos pelo curso de Letras da Univates, são voltados às séries finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio e buscam incentivar a criatividade e o uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Confira mais detalhes sobre cada um dos concursos:

Maurício Hergemoller

V Concurso Escolar de Vídeo-Oratória

Com o tema “Amor: que espaço ele ocupa na minha vida?”, escolas podem inscrever alunos do Ensino Médio ao Concurso de Vídeo-Oratória. Entre os inscritos, seis serão selecionados para a fase final, dos quais dois serão escolhidos como os melhores vídeos - um pelo júri técnico e outro pelo júri popular.
Entre os objetivos do concurso está valorizar a oratória como crescimento individual, além do aprimoramento e desenvolvimento da comunicação verbal, corporal e o senso crítico do participante.

Nicole Morás

V Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura

Também voltado ao Ensino Médio, a quinta edição do Festival de Cinema e Literatura busca desafiar o aluno a transpor um texto  literário para a linguagem cinematográfica, levando em consideração os recursos estéticos do cinema. O Festival será realizado em duas categorias: em língua portuguesa e em língua estrangeira, sendo selecionados para participar da fase eliminatória seis vídeos em língua portuguesa e quatro vídeos em língua estrangeira. A produção em vídeo deverá ser feita por meio da adaptação de um dos contos sugeridos no edital.

IV Concurso Escolar de Escrita Criativa

Já os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a criar textos com o tema “amor”, começando com a frase: “Nos teus olhos eu descobri qual é o amor maior”. O assunto pode ser abordado de forma romântica, fraterna, amor à família, aos amigos e outros. O texto, produzido no gênero conto, deve ter apenas um autor e caráter ficcional.

Saiba mais

Mais informações podem ser conferidas nos editais de cada concurso, no site www.univates.br/institucional/editais, no item 8. As inscrições para os eventos são gratuitas e devem ser realizadas pela escola até o dia 1º de setembro no Atendimento Univates (sala 310 do Prédio 9 da Univates, em Lajeado).

A fase final ocorre no dia 27 de setembro, às 19h15min, no Auditório do Prédio 7, na Univates, quando os vídeos selecionados serão apresentados ao público e julgados por uma comissão composta por professores das áreas de Letras e Comunicação Social e pelo júri popular (composto por todos que estiverem no auditório). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5084, ou pelo e-mail rosiene@univates.br.