Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tecnovates promove curso teórico-prático sobre biogás

Postado as 2018-08-20 11:33:56

Por Leonardo Seibel

No dia 30 de agosto, o Laboratório de Biorreatores do Tecnovates promove curso teórico-prático sobre produção de biogás, processos de purificação e aproveitamento energético de biogás. O curso é uma das metas de difusão tecnológica previstas no projeto “Tratamento anaeróbio de biomassas residuais com foco na geração de energia renovável”, do Convênio SDECT DCIT 57/2016, e é voltado a produtores rurais, técnicos da área ambiental e agropecuária, técnicos de empresas de energia, entre outros interessados no tema.

A atividade tem como objetivo relatar algumas das experiências obtidas por meio do projeto nas áreas de digestão anaeróbia e aproveitamento de biomassas residuais para a produção de biogás, além de tratar sobre as opções de aproveitamento do biogás e desafios tecnológicos da área. “Como o direcionamento do curso está sendo feito para pessoas que tenham algum contato prévio com o tema, acredita-se na interação do público como um diferencial, visto que já temos inscritos com experiência técnica e prática na área”, explica Camila Hasan, Engenheira Ambiental, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGAD) da Univates, e funcionário do Tecnovates.

Programação:

13h30min - Encontro no Laboratório de Biorreatores (sala 100/21) para visita e conversa inicial com os participantes abordando os objetivos da atividade.

14h30min - Deslocamento para a Planta-Piloto de Biogás, em Encantado/RS, gerenciada pelo Laboratório de Biorreatores do Tecnovates.

15h15min - Explanação do Tema 1: Digestão anaeróbia, produção de biogás e potenciais  fontes de biomassa para biodigestão. Responsáveis: Prof. Dr. Odorico Konrad e Engenheira Camila Hasan.

16h20min - Explanação do Tema 2: Dessulfurização, purificação e utilização do biometano na produção de energia térmica e elétrica e como combustível veicular. Responsáveis:  Prof. Dr. Odorico Konrad, Me. Marildo G. Filho e Engenheiro Ricardo Dalpaz.

17h - Espaço para questionamentos e retorno a Lajeado.

Interessados podem se inscrever gratuitamente, até 24 de agosto, pelo e-mail lab.biorreatores@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5735.