Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Como a faculdade de Pedagogia pode qualificar sua carreira?

Postado as 2018-09-05 14:02:41

Por Lais Pontin Matos

Procurando maneiras de qualificar sua carreira e dar aquele upgrade bacana no currículo? Talvez você deva iniciar a empreitada de aprimoramento profissional cursando uma faculdade de Pedagogia. Foi-se o tempo em que a conquista de apenas um único diploma em ambiente universitário era desculpa para evitar pôr os pés novamente em uma sala de aula, viu (confira motivos de sobra para matricular-se em uma segunda graduação clicando aqui)? A faculdade de Pedagogia abrange diversas áreas, e o indivíduo que a conclui pode trabalhar em escolas, hospitais, empresas corporativas e até mesmo - sim, senhor(a)! - no ramo tecnológico. É quase impossível conseguir assimilar assim, logo de cara, todo esse universo de possibilidades, não é? Fique tranquilo(a): nossa matéria foi elaborada para ajudá-lo(a) a entender melhor as funções do pedagogo e a escolher aquela que será sua porta de entrada para recolocar-se no mercado de trabalho. Espia só! 

Elise Bozzetto

Onde um(a) pedagogo(a) pode trabalhar?

Oras, em muitíssimos lugares, ocupando diversas posições. O campo de atuação profissional de Pedagogia não se limita apenas a salas de aula e a contextos escolares. Buscando qualificar currículo e carreira, os pedagogos estão cada vez mais migrando para múltiplas áreas do conhecimento e exercendo funções em ambientes igualmente diversos. Elaboramos uma lista com algumas possibilidades de trabalho para você decidir qual delas é a sua cara. Confira.

Escolas e instituições de ensino

Elise Bozzetto

Você já deve ter ouvido (e talvez até concordado com) uma máxima que diz assim: lugar de pedagogo é na escola ou em instituições de ensino do gênero. É fato que o trabalho desse profissional é realizado principalmente (mas não somente, viu?) em órgãos de educação. Neles, diplomados em Pedagogia atuam gerindo processos educativos, desenvolvendo pesquisas, organizando o funcionamento de sistemas pertinentes à área e, ainda, elaborando projetos de gestão escolar no planejamento, administração e avaliação de programas educacionais.

Área tecnológica

As palavras pedagogia e tecnologia não rimam à toa, sabia? Ao concluir a faculdade, você pode optar por trabalhar na área tecnológica, assessorando desenvolvedores de softwares focados em jogos virtuais ou programas educativos, por exemplo. Nesse tipo de carreira, os profissionais encarregam-se de criar conteúdos e metodologias pedagógicas específicos para o ramo.

Área hospitalar

Elise Bozzetto

 

Você já pode voltar a respirar normalmente, exclamando um sonoro “ufa!”: diplomados que atuam na área da Pedagogia Hospitalar não são médicos e, portanto, não diagnosticam doenças terríveis ou realizam procedimentos cirúrgicos arriscados. A principal função dos pedagogos especializados na carreira em questão é garantir que crianças e adolescentes internados tenham acesso à educação. Para isso, ofertam atendimento focado na melhora e na adequação das atividades às condições dos alunos-pacientes. Além de ajudar com as tarefas da escola regular (caso os indivíduos a estejam frequentando), os profissionais concentram-se em aplicar exercícios lúdicos e recreativos (como os de dramatização, desenho e pintura) a fim de promover assistência personalizada e humanística. 

Já sou funcionário(a) de uma empresa superbacana. E agora?

É possível que você já exerça funções profissionais em uma empresa que adora, na qual ainda pretende permanecer por muito tempo. Sabia que cursar uma faculdade de Pedagogia pode elevar suas chances de ser promovido(a) dentro da organização? A área da Pedagogia Empresarial atende às necessidades de ambientes corporativos, incentivando a reconstrução de conceitos básicos como criatividade, espírito de equipe e liderança. Trata-se de um âmbito promissor para pedagogos inquietos que desejam transformar a realidade cotidiana que os cerca.

Faculdade de Pedagogia: qualificando a formação docente

Professores já formados que estão buscando qualificação adicional podem  beneficiar-se ao cursar uma faculdade de Pedagogia. Durante a graduação, os acadêmicos realizam seminários, práticas investigativas e pedagógicas e estágios nas mais variadas áreas de atuação. Com todas essas atividades, os estudantes ganham experiência para lecionar em sala de aula e para futuramente ajudar a impulsionar a carreira de quem estiver disposto a aprender com eles.

Você sabia que a faculdade de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi conceituada como a melhor do Sul do Brasil? Em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o curso atingiu nota 5, numa escala que vai de 1 a 5. A coordenadora da faculdade de Pedagogia da Instituição, Danise Vivian, comenta sobre as especificidades da graduação. “Aqui realizamos certas práticas que inserem os estudantes em espaços escolares e não escolares. Os alunos podem vivenciar diferentes e potentes experiências educativas e a articulação entre teoria e prática, fundamental à formação docente. Durante o curso, os acadêmicos desenvolvem atividades metodológicas inovadoras e interdisciplinares nos processos de ensino e de aprendizagem”. Interessante, não é? 

Agora que você já conhece melhor a faculdade de Pedagogia e seus benefícios, é hora de, além de professor, tornar-se passageiro, afivelar os cintos e curtir a viagem rumo a uma carreira de sucesso, repleta de desafios e oportunidades. A gente fica por aqui esperando notícias e um cartão postal bem bonito. :) 

Notícias Relacionadas