Atividades voltadas para a educação básica integram o VI Technology Day

Postado as 2018-09-14 11:51:34

Por Nicole Morás

Alunos da educação básica ganham espaço nas atividades do VI Technology Day, que permite a aproximação dos jovens com a Universidade do Vale do Taquari por meio de atividades integradoras, lúdicas e de aplicação do conhecimento científico e tecnológico. Com provas a serem realizadas na noite de 5 de outubro, no Ginásio de Arena do Complexo Esportivo da Univates, as equipes que competirem nas modalidades de Desenvolvimento de Produto, Pontes de Espaguete e Competição de Robótica podem contar com a participação de um estudante de Ensino Médio.

Também fazem parte do VI Technology Day as provas de Aparato de Proteção ao Ovo (APO), Pontes de Palito de Picolé, Kit Mola e Desafio de Taludes - sendo as duas últimas as novidades desta edição.

Estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) podem participar da Olimpíada de Informática da Univates (Olinfu), que desafia-os a desenvolver jogos e animações com o uso do software Scratch. A atividade ocorre no dia 5 de outubro, no turno da manhã. A Olinfu é dividida em três categorias: Nível 1 (6º e 7º anos do EF), Nível 2 (8º e 9º anos do EF) e Nível 3 (Ensino Médio).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de setembro em https://www.univates.br/evento/cctec/technology-day. O evento integra a programação do 12º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari, que ocorre de 1º a 6 de outubro.

Feira de Ciências

Incentivar a divulgação científica e desenvolver o espírito investigativo são alguns dos propósitos da 8ª edição da Feira de Ciências da Univates. Recentemente foram divulgados os 100 projetos selecionados para expor seus trabalhos nos dias 2 e 3 outubro, quando ocorre o evento. Entre os inscritos estão alunos de 25 municípios: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Butiá, Candelária, Charqueadas, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Feliz, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Novo Hamburgo, Paverama, Pelotas, Portão, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul, Sério, Teutônia, Travesseiro, Venâncio Aires e Westfália. Ao todo foram 122 trabalhos inscritos, sendo 78 do Ensino Fundamental, 34 do Ensino Médio e 10 do Ensino Técnico. Confira os selecionados aqui. Mais informações no site www.univates.br/evento/feira-de-ciencias.

Saiba mais

O já tradicional Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), promovido pela Univates, chega à décima segunda edição em 2018. O evento acadêmico-científico, que visa ao aperfeiçoamento e à qualificação de docentes, pesquisadores e comunidade no âmbito da ciência e da tecnologia, será realizado de 1º a 6 de outubro. As atividades são organizadas pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Mais informações podem ser obtidas no site https://www.univates.br/evento/cctec ou pelo e-mail cctec@univates.br.