InovaTecnovates promove atividades voltadas ao setor de alimentos

Postado as 2018-11-06 13:24:17

Por Nicole Morás

Nicole Morás

A palestra “Processamento de produtos cárneos e boas práticas de produção”, com a engenheira de alimentos Renata Hoffmeister, deu início à 3ª edição do InovaTecnovates nesta terça-feira, 6. O evento focado na área de alimentos, realizado pelo Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e pela Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), visa a qualificar empresas desse segmento com foco em novas tecnologias de processamento e embalagens, boas práticas de produção, legislação atual e técnicas para avaliação de tempo de prateleira.

Pela manhã, Renata abordou a estrutura e composição da carne, os cortes de bovinos, de frango e suínos e o abate. A microbiologia e os aspectos físico-químicos da carne também estiveram em pauta e na realização das atividades práticas no turno da tarde.

A partir das 18h, no auditório do Tecnovates, será realizado o Seminário de Embalagens. Tipos de embalagens, suas utilizações, tendências e legislações serão as questões levantadas pelo coordenador de desenvolvimento de produto da Brasilata, Marcelo Kern Junqueira.

A programação da 3ª edição do InovaTecnovates segue no dia 28 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 19h, com o Treinamento em teste acelerado de tempo de prateleira (Shelf Life), no miniauditório do Tecnovates. A doutora em Microbiologia Agrícola e do Ambiente Francielle Bücker falará sobre as técnicas de avaliação de vida útil de alimentos e as tecnologias de preservação de alimentos. Interessados podem se inscrever em qualquer uma das atividades separadamente. A inscrição para esta atividade é gratuita e ainda pode ser feita neste link.

As atividades são voltadas a empresas incubadas e pré-incubadas da Inovates e estudantes, além de contar com a participação de empresários do ramo alimentício e agentes de inspeção sanitária. O evento integra os diferentes agentes da cadeia de produção de alimentos.

Novas aplicações

Nicole Morás

Graduada da Inovates e residente do Tecnovates, a Alvap foi presença confirmada na 3ª edição do InovaTecnovates. De acordo com o sócio Alberto Valdameri, o objetivo em participar do evento é obter mais conhecimento sobre a área de alimentos em geral, já que a empresa trabalha com controle da qualidade do ar com clientes desse setor. “A demanda tem aumentado e estamos buscando desenvolver novas aplicações para produtos que já temos”, afirma.

Saiba mais

O InovaTecnovates possibilita a agregação de valor aos alimentos já produzidos na região, além de apresentar soluções para o desenvolvimento de novos produtos das empresas pré-incubadas e incubadas da Inovates. O evento é vinculado ao projeto “Implantação do Laboratório de Práticas de Produção de Alimentos - Food”, conveniado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inovates@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7017.