Curso de Letras da nossa Universidade é o melhor do Brasil

Postado as 02/01/2019 14:05:45

Por Elise Bozzetto

Você sabe a importância de escolher uma universidade conceituada, com cursos de qualidade, certo? Além de ter ensino mais qualificado, o futuro profissional entra com pé direito no mercado de trabalho.

Para garantir a qualidade dos cursos, todos o anos o Ministério da Educação (MEC) avalia os cursos. No final de 2018, foram divulgados os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) das provas aplicadas em 2017. E sabe como foram esses resultados para a Univates? Fantásticos! Estamos muito orgulhosos e resolvemos compartilhar com você um pouco dessa avaliação.

Apenas 6% (43) dos cursos avaliados no Rio Grande do Sul (770) alcançaram a nota máxima (5, numa escala de 1 a 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro. Na Univates, o índice de notas máximas é de 35%, seis vezes maior do que a média estadual. Se comparado à média brasileira, a diferença é ainda maior: apenas 2,26% dos cursos no Brasil possuem nota 5, ou seja, a Univates conquistou média 15 vezes maior do que a média das universidades do País.  Isso é muito bacana, não?

Elise Bozzetto

Bruna Laís Alves

E o nosso curso de Letras está entre os mais bem avaliados! Das três formações avaliadas, duas tiraram nota 5 (Letras - Português e Letras - Português/Espanhol) e uma ficou com nota 4 (Letras - Português/Inglês). O curso de Letras - Português/Espanhol é o melhor curso de todo o Brasil, obtendo a nota mais alta entre todas as instituições brasileiras. Letras - Português também ostenta excelentes resultados, tendo a melhor nota de todo o Rio Grande do Sul.

No Brasil, o curso é o segundo colocado entre as universidades particulares. Já Letras - Português/Inglês está entre os três melhores do RS e é o quarto melhor no Brasil entre as universidades particulares.

A voz de quem está dentro do curso

Para a diplomada em Letras - Português/Espanhol Janine Müller, a Univates não só ofereceu uma profissão, mas uma formação completa.

Minha passagem pela Univates foi extremamente importante. Ela não só abriu as portas profissionais para mim, mas também um mundo de oportunidades, de amadurecimento, um caminho de construção que me leva hoje à estabilidade profissional e a uma vida constituída e formada
enfatiza Janine Müller, diplomada do curso de Letras - Português/Espanhol da Univates

Para ela, a formação ética e humanística foi o que mais marcou sua passagem pela Universidade. “A Univates me possibilitou exercer de forma ética e coerente aquela que eu sempre acreditei ser a melhor profissão: ser professor. Este é o ponto mais marcante da minha passagem pela Univates: saber que tenho uma ótima formação, humanística, ética e teórica. Eu sei agora, com todas as letras, que exerço muito bem o meu trabalho. É gratificante olhar para trás e ver que, graças a esta casa, a esta instituição, eu consigo caminhar para frente e ser feliz”, afirma Janine.

Os professores, segundo a diplomada, são grandes responsáveis pela nota máxima obtida pelo curso. “Acredito que a nota 5 veio excepcionalmente pelos professores, pela seriedade e comprometimento que eles demonstram incessantemente. Temos muito a agradecer a eles, pois se dedicam de corpo e alma  à docência. Conseguimos tirar nota 5 já que nos serviram de exemplo. Eles são os espelhos pelos quais podemos nos espelhar e de quem sentimos muito orgulho. E sempre foi isto que eles transmitiram, na sala de aula, nos conteúdos, nas aprendizagens: um conhecimento muito grande e, ao mesmo tempo, uma paixão enorme transmitida, o que faz toda a diferença. Essa paixão faz com que os estudantes vivam o que é ser professor”, finaliza.

Daiane Valerio é estudante do curso e se forma em 2019A. Para ela, os anos na graduação da Univates foram significativos.

Divulgação

Tive experiências maravilhosas durante esse tempo e isso contribuiu muito para o meu crescimento profissional e também pessoal. O curso de Letras da Univates é muito engajado e acredito que essa nota é o resultado do esforço de muitas pessoas que se propõem a fazer o que fazem sempre da melhor forma possível
avalia Daiane Valerio

Não fique fora dessa!

A Univates oferece o curso de Letras nas modalidades presencial e a distância. As inscrições para o Vestibular (presencial ou a distância) podem ser feitas gratuitamente pelo site univates.br/vestibular. No caso das provas agendadas de redação, o vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova (são 17 polos disponíveis). O ingresso ainda pode ser feito por meio da inscrição da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou do aproveitamento do resultado de um Vestibular da Univates anterior.