Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Licenciatura em Educação Física da nossa Universidade está entre os melhores cursos do país

Postado as 16/01/2019 10:57:43

Por Nicole Morás

Considerado de excelência por ter nota 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Educação Física, licenciatura, da Universidade do Vale do Taquari -  Univates é o terceiro melhor curso do Rio Grande do Sul e o quarto melhor no País entre as instituições particulares.

Sabe o que mais? Se forem considerados todos os cursos avaliados pelo MEC no último ano, apenas 6% (43) dos cursos avaliados no Rio Grande do Sul (770) alcançaram a nota máxima (5, numa escala de 1 a 5) no CPC. Na Univates, o índice de notas máximas é de 35%, seis vezes maior do que a média estadual. Se comparado à média brasileira, a diferença é ainda maior: apenas 2,26% dos cursos no Brasil obtiveram nota 5, ou seja, a Univates conquistou média 15 vezes maior do que a média das universidades do País.

O que tudo isso quer dizer? Que você tem muitos motivos para escolher a Univates para cursar Educação Física!

Estudo utiliza aplicativos de celular em aulas de educação física

Educação Física proporciona o conhecimento de diferentes esportes

 

Ana Amélia Ritt

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro, esse indicador é extremamente importante não só para reconhecer a qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade, mas também para a melhoria do trabalho da Instituição, pois são os critérios oficiais de avaliação dos cursos superiores no Brasil.

Em relação ao curso de licenciatura em Educação Física da Univates, o coordenador do curso Derli Neuenfeldt destaca que, além dos professores com sólida formação e a infraestrutura disponível, a articulação entre a teoria e a prática garante a excelência dos profissionais formados pela Instituição. “Os laboratórios de aprendizagem contribuem para uma boa formação”, avalia ele, referindo-se ao Ginásio de Arena e ao Estádio Olímpico, entre outros espaços do Complexo Esportivo da Univates.

Infraestrutura de brilhar os olhos

Elise Bozzetto

Que a estrutura da Univates é linda você já sabe, né? E se formos falar no Complexo Esportivo, então, nem se fala! Afinal temos um campo com gramado certificado pela Fifa e uma pista de atletismo certificada pela  Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) - e ainda uma piscina olímpica, o Ginásio de Ginástica e laboratórios. Mas o que toda essa estrutura tem a ver com a qualidade dos professores que formamos? Tudo!

Isso porque muitas das disciplinas e estágios são realizadas nesses espaços. E essas atividades permitem que o estudante coloque em prática a teoria vista em sala de aula e interaja com a comunidade. No caso das licenciaturas, como a de Educação Física, algumas iniciativas como o do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica colocam o estudante dentro de escolas da região, para que ele possa vivenciar a realidade na qual irá trabalhar quando se formar.

Mercado de trabalho

Elise Bozzetto

O mercado de trabalho do professor de Educação Física contempla sua atuação em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio nas redes municipal, estadual, federal, privada ou confessional.

Para ser professor pode-se prestar concursos públicos e efetivar-se no quadro docente, ingressando no plano de carreira do magistério da instituição pela qual foi contratado. O professor de Educação Física também pode desenvolver trabalhos na área de pesquisa.