Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Na modalidade EAD você estuda com materiais exclusivos produzidos pela nossa Universidade

Postado as 04/02/2019 15:15:00

Por Isabel Pavan

Em 50 anos de história, a Univates sempre se preocupou com a qualidade de ensino. Com o crescimento da Educação a Distância (EAD), a Instituição não poupou esforços para buscar recursos que capacitem os estudantes para o mercado de trabalho. Dentre os diferenciais oferecidos, um dos principais é o material de estudo que é produzido exclusivamente para estudantes da EAD da Universidade.

Conheça o processo de produção

O conteúdo à disposição dos alunos vai além de apenas apostilas e textos. Isso porque a equipe de Educação a Distância da Univates conta com pessoal especializado em desenvolver o material-base. Os funcionários do setor também buscam outros recursos complementares, como imagens, vídeos, objetos de aprendizagem e infográficos, por exemplo, para facilitar e potencializar o processo de aprendizagem. Uma das integrantes da equipe, a designer educacional Ohana Majolo de Azevedo, explica como o conteúdo é preparado.

A base para a produção dos materiais didáticos dos cursos EAD é o próprio planejamento dos componentes curriculares, que vai desde a compreensão dos objetivos até as habilidades que os estudantes devem desenvolver durante o processo de formação. O planejamento do componente curricular é realizado pelo professor que organiza o material em conjunto com o coordenador do curso, que também conta com o apoio da coordenadora pedagógica da EAD.

Isabel Pavan

O coordenador do curso tem grande responsabilidade sobre os conteúdos produzidos, pois é ele quem indica os professores, em sua maioria atuantes nas graduações presenciais, para desenvolverem os materiais
explica a designer educacional Ohana Majolo de Azevedo

A professora Morgana Domênica Hattge atua nos cursos de licenciatura, no curso de Psicologia e no Mestrado em Ensino e produz materiais didáticos dos cursos de licenciatura EAD. Para ela, a integração entre as duas modalidades de ensino faz com que o corpo docente tenha clara toda a dinâmica dos cursos, pois participa da organização das competências, habilidades e conteúdos de cada componente curricular.

Nathália Braga

Dessa forma, conseguimos garantir a mesma qualidade dos cursos presenciais, já comprovada pela comunidade acadêmica e atestada pelo Ministério da Educação
ressalta a professora conteudista dos cursos de licenciatura EAD da Univates

O material, que é entregue pelo professor conteudista, deve estar de acordo com o planejamento do componente curricular e passar pela aprovação do coordenador. Depois da aprovação, o professor conteudista inicia a elaboração do material, que é de sua total autoria, e repassa o conteúdo para a equipe de produção da Univates. “Após essa etapa, nós começamos a análise detalhada do material. Lemos os textos desenvolvidos pelos professores e, sempre com a preocupação de torná-los potencialmente significativos, sugerimos algumas modificações, como a inserção de imagens, vídeos, objetos de aprendizagem, entre outras mídias”, explica Ohana.

“Durante a produção de imagens, vídeos, objetos de aprendizagem e outros recursos de mídia, nossa equipe mantém contato com o professor e com o coordenador do curso para ter a certeza de que tudo está adequado conforme o planejamento do componente curricular”, afirma a designer. Em algumas situações inclusive alguns estudantes são envolvidos no processo de produção. Eles dão feedback sobre a forma como o material está sendo produzido, para garantir que o material seja de fácil compreensão. Por fim, o texto passa por revisão linguística para garantir que o conteúdo esteja redigido de maneira clara e dialógica.

Onde posso encontrar o material?

Elise Bozzetto

Ao acessar o ambiente virtual de estudos da Univates, você tem à sua disposição todo o conteúdo on-line preparado exclusivamente para o curso. A Instituição ainda oferece o conteúdo no formato PDF, que você pode baixar ou imprimir, permitindo que seu estudo seja feito em qualquer lugar, como locais sem acesso à internet e até viagens de longa duração.

O conteúdo está sempre atualizado?

Isabel Pavan

Pelo fato de o material ser virtual, a atualização é rápida e constante, sem prejudicar o aprendizado e a capacitação profissional. Ohana explica que “frequentemente o material passa por um processo de versionamento, assim garantimos que os conteúdos dos componentes curriculares estejam sempre atualizados conforme as mudanças no mercado de trabalho”.