Na modalidade EAD você estuda com materiais exclusivos produzidos pela nossa Universidade

Postado as 04/02/2019 15:15:00

Por Isabel Pavan

Em 50 anos de história, a Univates sempre se preocupou com a qualidade de ensino. Com o crescimento da Educação a Distância (EAD), a Instituição não poupou esforços para buscar recursos que capacitem os estudantes para o mercado de trabalho. Dentre os diferenciais oferecidos, um dos principais é o material de estudo que é produzido exclusivamente para estudantes da EAD da Universidade.

Conheça o processo de produção

O conteúdo à disposição dos alunos vai além de apenas apostilas e textos. Isso porque a equipe de Educação a Distância da Univates conta com pessoal especializado em desenvolver o material-base. Os funcionários do setor também buscam outros recursos complementares, como imagens, vídeos, objetos de aprendizagem e infográficos, por exemplo, para facilitar e potencializar o processo de aprendizagem. Uma das integrantes da equipe, a designer educacional Ohana Majolo de Azevedo, explica como o conteúdo é preparado.

A base para a produção dos materiais didáticos dos cursos EAD é o próprio planejamento dos componentes curriculares, que vai desde a compreensão dos objetivos até as habilidades que os estudantes devem desenvolver durante o processo de formação. O planejamento do componente curricular é realizado pelo professor que organiza o material em conjunto com o coordenador do curso, que também conta com o apoio da coordenadora pedagógica da EAD.

Isabel Pavan

O coordenador do curso tem grande responsabilidade sobre os conteúdos produzidos, pois é ele quem indica os professores, em sua maioria atuantes nas graduações presenciais, para desenvolverem os materiais
explica a designer educacional Ohana Majolo de Azevedo

A professora Morgana Domênica Hattge atua nos cursos de licenciatura, no curso de Psicologia e no Mestrado em Ensino e produz materiais didáticos dos cursos de licenciatura EAD. Para ela, a integração entre as duas modalidades de ensino faz com que o corpo docente tenha clara toda a dinâmica dos cursos, pois participa da organização das competências, habilidades e conteúdos de cada componente curricular.

Nathália Braga

Dessa forma, conseguimos garantir a mesma qualidade dos cursos presenciais, já comprovada pela comunidade acadêmica e atestada pelo Ministério da Educação
ressalta a professora conteudista dos cursos de licenciatura EAD da Univates

O material, que é entregue pelo professor conteudista, deve estar de acordo com o planejamento do componente curricular e passar pela aprovação do coordenador. Depois da aprovação, o professor conteudista inicia a elaboração do material, que é de sua total autoria, e repassa o conteúdo para a equipe de produção da Univates. “Após essa etapa, nós começamos a análise detalhada do material. Lemos os textos desenvolvidos pelos professores e, sempre com a preocupação de torná-los potencialmente significativos, sugerimos algumas modificações, como a inserção de imagens, vídeos, objetos de aprendizagem, entre outras mídias”, explica Ohana.

“Durante a produção de imagens, vídeos, objetos de aprendizagem e outros recursos de mídia, nossa equipe mantém contato com o professor e com o coordenador do curso para ter a certeza de que tudo está adequado conforme o planejamento do componente curricular”, afirma a designer. Em algumas situações inclusive alguns estudantes são envolvidos no processo de produção. Eles dão feedback sobre a forma como o material está sendo produzido, para garantir que o material seja de fácil compreensão. Por fim, o texto passa por revisão linguística para garantir que o conteúdo esteja redigido de maneira clara e dialógica.

Onde posso encontrar o material?

Elise Bozzetto

Ao acessar o ambiente virtual de estudos da Univates, você tem à sua disposição todo o conteúdo on-line preparado exclusivamente para o curso. A Instituição ainda oferece o conteúdo no formato PDF, que você pode baixar ou imprimir, permitindo que seu estudo seja feito em qualquer lugar, como locais sem acesso à internet e até viagens de longa duração.

O conteúdo está sempre atualizado?

Isabel Pavan

Pelo fato de o material ser virtual, a atualização é rápida e constante, sem prejudicar o aprendizado e a capacitação profissional. Ohana explica que “frequentemente o material passa por um processo de versionamento, assim garantimos que os conteúdos dos componentes curriculares estejam sempre atualizados conforme as mudanças no mercado de trabalho”.