Laboratório de Tecnologia Criativa oferece serviços à comunidade

Postado as 25/02/2019 15:37:43

Por Isabel Pavan

Tiago Silva

O Laboratório de Tecnologia Criativa da Univates, criado em 2015, passa a prestar diversos serviços. Desde sua implantação, empresas parceiras do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e alunos da Universidade podiam usufruir dos serviços, que agora podem ser utilizados por qualquer interessado.

Além da impressão 3D e de uma máquina de corte a laser, o espaço possui um scanner 3D e equipamentos para audiovisual. “Os equipamentos, apesar de parecerem especificamente voltados para as áreas criativas, podem ser aproveitados em todas as áreas”, conta o coordenador do curso de Design da Univates, Rodrigo Brod. O professor dá o exemplo de uma peça estragada de uma máquina, que pode ser digitalizada (no scanner 3D), impressa e moldada para posteriormente replicá-la.

Integrado à Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), o Laboratório de Tecnologia Criativa oferece tecnologia avançada para atender os clientes. Segundo a funcionária da Inovates Renata Mallmann, aqueles que optam pelos serviços do laboratório têm algumas vantagens. “Os serviços de prototipagem em impressão 3D são interessantes pois permitem testar o funcionamento e layout de novos produtos por um valor mais acessível”, afirma.

Conheça o Tecnovates

Lucas George Wendt

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari é um ambiente de inovação, de iniciativa da Univates, vinculado à Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins), que conta com o apoio de entidades públicas e privadas. Oferece a pessoas e empresas nacionais e internacionais estrutura para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), principalmente nas áreas de tecnologia de alimentos, tecnologias ambientais e energéticas e tecnologias em saúde e bem-estar, tendo como suporte as tecnologias da informação e da indústria criativa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail tecnovates@univates.br ou pelo telefone  (51) 3714-7000, ramais 5956, 5908 e 5940.