Reunião com incubadoras e parques tecnológicos ocorre no Tecnovates

Postado as 25/02/2019 16:25:35

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

Nesta segunda-feira, dia 25, ocorreu a reunião da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp) no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Os associados e representantes da Reginp participaram do evento, que contou com a apresentação do ecossistema de inovação da Univates, dos movimentos em prol da inovação do município de Lajeado, além de ser realizada visita para conhecer o Parque.

A primeira reunião da Reginp na Instituição completa quase 15 anos. “Percebem-se as mudanças que ocorreram no período, o quanto este espaço cresceu e o desenvolvimento dos ambientes de inovação”, afirma a diretora de Inovação e Sustentabilidade do Tecnovates e diretora administrativa da Reginp, Simone Stülp. Com a participação do reitor Ney José Lazzari, Simone lembra que “ter a alta gestão acreditando na possibilidade de colocar nossa Universidade como um dos atores de inovação é importante para o seu desenvolvimento. Temos uma conexão direta com a Reitoria, o que facilita na agilidade de processos”, complementa.

Artur Dullius

Simone explica a importância de promover esse encontro, que reside na troca de experiências e na possibilidade de divulgar o espaço da Universidade, as ações realizadas e as empresas que compõem o ambiente de inovação. Segundo ela, a partir de agora o Tecnovates estará aberto para Lajeado e para a comunidade. “Esse novo passo está conectado ao movimento Pro_Move Lajeado, que envolve a Univates, a Prefeitura Municipal de Lajeado e entidades do município, buscando tornar Lajeado uma cidade inovadora e ampliar a qualidade de vida dos cidadãos”, esclarece.

Reitor da Univates realiza imersão em ambientes de inovação na Europa

De março até junho, o reitor da Univates fará imersão em ambientes de inovação reconhecidos internacionalmente, localizados na Andaluzia e Catalunha, na Espanha, e na região de Trento, na Itália. Ele vai visitar universidades e instituições de pesquisa e desenvolvimento, algumas delas com convênios já assinados com a Instituição e outras com essa possibilidade futura. Nesse período, o vice-reitor, Carlos Cândido da Silva Cyrne, assumirá o cargo de reitor da Univates.

A principal motivação está na busca de maior compreensão das relações que se estabelecem entre grupos de pesquisa das universidades e o setor produtivo em ambientes de empreendedorismo e de inovação, num momento de acelerado avanço tecnológico. Essa aproximação permite relacionamento com pessoas e instituições que podem ser referência para as iniciativas da Univates, de Lajeado e do Vale do Taquari.