Univates concede 30% de desconto na mensalidade das aulas de hidroginástica para pessoas com mais de 50 anos

Postado as 09/05/2019 15:49:52

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

A fim de estimular a prática de atividade física, pessoas com 50 anos ou mais que têm interesse em fazer aula de hidroginástica na Univates recebem 30% de desconto na mensalidade. Entre os benefícios do exercício estão a melhor utilização das articulações como forma de combater a artrite e a diminuição da ansiedade. Além disso, a água morna pode reduzir o estresse, melhorar o humor e diminuir a possibilidade de ter depressão.

De acordo com Cristiano Vitalino de Souza, professor das aulas de hidroginástica na Instituição, a atividade reduz os sintomas e reações comuns no processo pós-menopausa. “Além disso, os exercícios fornecem flutuabilidade e suporte para o corpo, diminuindo a possibilidade de lesões em músculos, ossos e articulações. A água reduz até 80% do peso, o que causa menos pressão sobre as articulações, costas e torso”, explica.

Natália Bottoni

Outra vantagem é a perda de peso. Conforme Souza, praticar uma hora de hidroginástica pode queimar de 450 a 700 calorias. Já para as gestantes, os movimentos na piscina favorecem a liberação do hormônio relaxina e podem auxiliar na melhor abertura do quadril, o que contribui para uma melhor passagem do bebê durante o parto. “O peso sobre as articulações aumenta no período gestacional. É ideal fazer exercícios físicos na água, para evitar sobrepeso nas articulações”, afirma o professor.

As atividades realizadas na água exigem concentração, calma e controle da respiração. “A hidroginástica proporciona relaxamento e descanso para a mente se desligar dos problemas do dia a dia”, completa Souza. Segundo o profissional, a interação entre a turma permite conhecer pessoas, fazer amizades e criar vínculos. “Além da socialização, algumas substâncias hormonais são produzidas pelo exercício. Por exemplo, a endorfina resulta na sensação de prazer e bem-estar”, conclui.

“Além de fazer bem para a saúde, faço bagunça com meus colegas”

Natália Bottoni

Todas as segundas e quartas-feiras, no final da tarde, Clarí Christ, de 76 anos, tem um compromisso com a Univates. São as aulas de hidroginástica. “Além de fazer bem para a saúde, faço bagunça com meus colegas e nos divertimos. Não gosto de ver ninguém triste, então faço todo mundo rir. Se eu falto um dia, eles já me cobram”, afirma.

Moradora próxima da Instituição, Clarí normalmente vem a pé para a atividade. Já são quase oito anos que a hidroginástica faz parte da sua rotina. “Só falto quando um dos meus cinco netos me pede alguma coisa. Eu não consigo dizer não para eles. Mas isso não costuma acontecer, porque eles já sabem da minha agenda”, explica. Nesse tempo, ela já indicou o exercício para muitas pessoas. “Eu nunca senti dor nas pernas e nos joelhos. É muito bom”, finaliza.

Os horários das aulas de hidroginástica e as outras atividades físicas que a Univates oferece para a terceira idade podem ser conferidas no site.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail complexo@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5805.

Conecta 50+, um programa voltado a pessoas com mais de 50 anos

Além do desconto nas aulas de hidroginástica, a Univates, como Instituição comunitária e com o objetivo de estimular o acesso de pessoas da comunidade regional com mais de 50 anos às atividades desenvolvidas na Universidade, criou o programa Conecta 50+. Mensalmente são organizadas ações de responsabilidade social e ambiental envolvendo pessoas nessa faixa etária. As ações têm relação com a saúde, educação, aposentadoria e atividade física. Cada uma delas tem uma forma de adesão. Confira aqui

De acordo com a gerente do Escritório de Relações com o Mercado (ERM) da Instituição, Cristiani Reimers, “é uma forma de oferecer ações diferenciadas que promovem qualidade de vida para esses cidadãos. Ao mesmo tempo, como o nome do projeto já diz, eles estarão conectados com o ambiente universitário”.

O programa está diretamente vinculado ao Univates & Você. Assim, os participantes do projeto poderão usufruir da estrutura e do campus da Univates, além de terem acesso aos serviços da Instituição com descontos pelo pagamento da mensalidade do Conecta 50+.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5662 e 5663, ou pelo e-mail educacaocontinuada@univates.br.