Primeira aluna dos cursos EAD é selecionada para intercâmbio

Postado as 24/06/2019 14:32:18

Por Lais Pontin Matos

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates oportuniza, desde o primeiro semestre de 2019, a realização de intercâmbio acadêmico aos estudantes matriculados na modalidade de Educação a Distância (EAD). Semestralmente são oferecidas vagas em instituições de mais de 25 países, como Alemanha, Canadá, Argentina e Portugal.

Lais Pontin Matos

Aluna do tecnólogo em Gestão Financeira na modalidade EAD, Aline Schmidt viaja em setembro para a cidade portuguesa de Leiria, onde passará seis meses experienciando as vivências de um período no exterior. Ela foi a primeira estudante de graduação a distância da Univates a garantir vaga para estudar fora do Brasil. Conforme explica a coordenadora dos cursos EAD da área de gestão, Angela Maria Haberkamp, a oportunidade de intercâmbio acadêmico existe desde a criação da educação a distância na Instituição, mas os alunos só puderam começar a concorrer ao processo seletivo depois de terem cursado a carga horária mínima exigida em edital.

De acordo com Angela, a imersão acadêmica em outro país oferece aos estudantes benefícios pessoais e profissionais. “É uma oportunidade única de conhecer outras culturas e diferentes formas de estudar”, ressalta. A professora acrescenta que os ganhos e os desafios desse tipo de experiência são ainda maiores na modalidade EAD. “Na educação a distância, a interação com colegas e docentes é mediada por tecnologias digitais. Durante o intercâmbio, tudo acontece presencialmente, e a parte mais interessante é a presença de pessoas vindas de várias partes do planeta”.

“Estudar na Europa será um grande diferencial para a minha formação”

Aline será, durante um semestre, aluna de Licenciatura em Gestão no Instituto Politécnico de Leiria. Ela comenta que a escolha do país para viver temporariamente foi baseada em diversos fatores. “Além da familiaridade com o idioma local, levei em consideração a qualidade do ensino nas universidades portuguesas, que recebem alunos de diversos lugares do mundo”.

Diplomada em Nutrição pela Univates, Aline conta que conheceu as possibilidades de intercâmbio acadêmico ofertadas pela Instituição ainda quando estava em sua primeira graduação. “A ideia de viajar para estudar em outro país sempre fez parte dos meus planos”, revela. Após escolher o local de destino, a estudante iniciou seu processo de inscrição na DRI.

“No primeiro momento, reuni toda a documentação necessária e redigi uma carta de motivação, explicando os motivos pelos quais desejava fazer intercâmbio. Posteriormente, fui entrevistada pela coordenação do meu curso e por um representante da DRI, e nessa etapa pude entender um pouco mais a respeito da mobilidade outgoing”. Aline menciona três critérios que são considerados durante a seleção: a média geral das notas do aluno, a pontuação obtida na entrevista e o percentual de conclusão do curso.

Aline está ansiosa para vivenciar e enfrentar os desafios que são característicos de um intercâmbio acadêmico. “Estudar na Europa será um grande diferencial para a minha formação. Poderei interagir com colegas de diversas nacionalidades e desenvolver habilidades diferentes daquelas aprendidas em sala de aula”, finaliza.

Fique ligado!

Elise Bozzetto

Periodicamente a DRI divulga oportunidades de bolsas de estudo em diversos países. O processo de inscrições para o intercâmbio acadêmico ocorre semestralmente. Mais informações no site www.univates.br/dri.